Franz Johne e Clothilde Model

Brasão de armas do Reino da Bohemia
Fonte: Reprodução
O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Atualizado em 26/04/2024

    A família Johne é uma das muitas famílias provindas do antigo território do Reino da Bohemia que vieram para a cidade de Nova Petrópolis/RS. A família é provinda da cidade de Kreibitz, Bohemia e o local atualmente é a cidade de Chřibská, pertencente a República Tcheca (OBS: para encontrar os antigos nomes de cidades da antiga Bohemia hoje pertencentes ao território Tcheco, recomendo este site).
Lista de saída do Porto de Hamburgo
Fiz um recorte maior para aparecer a família Model. Ignaz é irmã de Clothilde.
Fonte: Auswandererlisten, 1850-1934, disponível no FamilySearch
    A família chegou em 10 de agosto de 1874 no Rio de Janeiro, vindos com o navio Formosa do Porto de Hamburgo. No dia 15 de agosto embarcaram para o Rio Grande do Sul e se instalaram no lote n°87 da Linha Imperial em 10 de setembro de 1874 (informações estão contidas no livro de registro de colonos de Nova Petrópolis/RS).
    No registro de entrada também constou que a família era composta por:
- Franz Johne, com 40 anos, lavrador
- Clothilde, com 37 anos
- Franz, com 9 anos
- Anna, com 11 anos.
Registro de entrada dos colonos de Nova Petrópolis
Disponível em : https://www.familysearch.org/
    Franz (Francisco) Johne é filho de August Johne e Francisca Johne, Clothilde Model é filha de Ignaz Model e Apollonia Model. Além de Apollonia, da família Model vieram outros irmãos, filhos de Ignaz. A família Model deixou ampla descendência e ainda podem ser encontrados em Nova Petrópolis/RS e principalmente na Linha Marcondes, Gramado/RS. Como muitas famílias falantes do idioma alemão, os Model são confundidos com alemães.
    Francisco e Clothilde tiveram os seguintes filhos:
- Franz (Francisco) Johne (Filho), nasceu em 1865 em Kreibitz, Bohemia;
- Adelaide Johne, nasceu em 20 de fevereiro de 1876 na Linha Imperial, Nova Petrópolis/RS;
Registro católico de batismo de Adelaide Johne
Fonte: "Brasil, Rio Grande do Sul, Registros da Igreja Católica, 1738-1952," images, FamilySearch. São José do Hortêncio > São João > Batismos 1867, Maio-1882, Paróquias Católicas, Rio Grande do Sul.
- Augusto Johne, nasceu em 10 de julho de 1878 na Linha Imperial, Nova Petrópolis/RS.
Registro católico de batismo de Augusto Johne
Fonte: "Brasil, Rio Grande do Sul, Registros da Igreja Católica, 1738-1952," images, FamilySearch. São José do Hortêncio > São João > Batismos 1867, Maio-1882, Paróquias Católicas, Rio Grande do Sul.
    Francisco Johne faleceu em 26 de agosto de 1910 na Linha Gonçalves Dias, Nova Petrópolis/RS e foi sepultado no cemitério da mesma localidade (cemitério da família Thiele). Clothilde Model passou a residir com o filho Francisco e faleceu em 19 de outubro de 1911 em Porto Alegre/RS.
Descanso final de Franz Johne
Cemitério da Linha Gonçalves Dias, Nova Petrópolis/RS
(Cemitério dos Thiele)
    Infelizmente o sobrenome desse ramo familiar não continuou pois os dois homens da família faleceram sem deixar descendência. Augusto Johne faleceu em 18 de dezembro de 1901 com apenas 23 anos de idade em consequência de uma "lesão interior" e seu irmão Francisco Johne, de profissão marceneiro, faleceu em 17 de janeiro de 1918 na Santa Casa de Porto Alegre aos 53 anos. Francisco também era solteiro.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Um comentário:

  1. Parabéns, Eduardo, pelo seu belo trabalho, homenageando seus parentes que tiveram vontade e coragem de recomeçar a vida em lugar tão distante e diferente da terra natal.
    E muito bonito e tocante ver como você é grato por pequenas ajudas que dei.
    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir