Família Leite de Miranda na Região Missioneira (Genealogia)

O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Atualizado em 7 de junho de 2020. Ainda em pesquisa e edição, pode conter divergências!
Ilha de São Miguel, Açores, Portugal.
Disponível em: Clique aqui.
Todos os direitos reservados Google

A origem da família Leite de Miranda


    A família Leite de Miranda remonta dos anos de 1600 no Brasil. A primeira menção do sobrenome Leite de Miranda é do casamento de Antônio Rodrigues de Miranda (1597-1637) e Potência Leite Furtado (1600-1689), no qual os filhos receberam o sobrenome Leite de Miranda. Antônio Rodrigues de Oliveira nasceu na cidade de Lamengo, Viseu, Portugal e Potência Leite Furtado é filha de uma tradicional família de São Paulo que também são descendente de lusitanos. O sobrenome Leite de Miranda desapareceu e reapareceu durante as gerações se consolidando como sobrenome da família apenas mais tarde.
    Como as famílias eram de muitas posses, era muito comum o casamento entre primos de primeiro e segundo grau na família, sendo que muitos ramos da mesma árvore genealógica chegam nos mesmos ascendentes.
    O sobrenome Leite de Miranda da linha genealógica dos Leite de Miranda da região missioneira do Rio Grande Do Sul provém de Clara de Miranda, neta de Antonio Rodrigues de Miranda e Potência Leite. Os pais de Clara Miranda foram Alberto Luiz de Amores e Isabel Leite de Miranda, ou seja, o sobrenome Leite de Miranda é provindo das linhas feminina da árvore dos Leite de Miranda.
    Clara de Miranda casou-se aproximadamente no ano de 1698 com Aleixo Leme da Veiga, filho de Antônio Bicudo de Leme e Apolônia da Veiga. Seus filhos continuaram com o título de seu avô (Bicudo), sendo que apenas seu neto voltou a ter o sobrenome Leite de Miranda.
    Pela ascendência paterna (linha masculina) a linha genealógica provém do extinto título de Bicudo de Açores Portugal. Os Bicudos eram judeus e foram convertidos, de forma forçada, ao catolicismo em 1497. A família era muito rica e com várias posses incluindo várias propriedades na Ilha São Miguel, Açores, Portugal. Para não perder a fortuna, a família permaneceu católica.

    Segue a linha paterna:
1. Cavaleiro de Santiago Fernão Anes de Lessa, nasceu em Lesa da Palmeira, Porto, Portugal. Casou-se om Catarina Pires Bicudo. Fernão faleceu em 27 de janeiro de 1559 em Lesa da Palmeira, Porto, Portugal e sua esposa Catarina faleceu em 1559 na Ilha de São Miguel, Açores, Portugal;
2. Vicente Anes Bicudo, nasceu próximo ao ano de 1520 na Ponta Delgada Ilha de São Miguel, Faixa de Baixo, Açores Portugal. Vicente casou-se com Mércia Nunes. Vicente faleceu em 27 de agosto de 1582 e Mércia faleceu em 28 de junho de 1568, ambos faleceram em Matriz, Ribeira Grande, Açores, Portugal;
3. Antonio Bicudo nasceu aproximadamente em 1545 Ponta Delgada Ilha de São Miguel, Faixa de Baixo, Açores Portugal. Casou-se em 1565 com Izabel Rodrigues em São Paulo. 
4. Antônio Bicudo, nasceu aproximadamente em 1585 em São Paulo. Casou-se em 1608 com Maria de Brito em Santana de Parnaíba São Paulo
5. Antonio Bicudo de Brito, nasceu aproximadamente em 1615 em São Paulo. Casou-se com Maria Leme de Alvarenga. 
6. Antonio Bicudo Leme nasceu aproximadamente em 1637 em Atibaia, São Paulo. Casou-se aproximadamente em 1675 com Apolonia de Veiga. Ambos faleceram em Itu São Paulo.
7. Aleixo Leme de Veiga nasceu aproximadamente em 1667 em Itu São Paulo. Casou-se em 1698 com Clara de Miranda (neta dos primeiros Leite de Miranda).
8. João Bicudo de Miranda nasceu aproximadamente em 1700 em Itu, São Paulo. Casou-se em 1733 com Luzia Leme de Anhaya na cidade de Sorocaba, São Paulo. Luzia também é bisneta de dos primeiros Leite de Miranda).
9. João Leite de Miranda nasceu aproximadamente em 1734 em Sorocaba São Paulo. Casou-se em 25 de outubro de 1756 com Clara da Costa (Colasso) na Igreja Nossa Senhora da Luz em Curitiba, Paraná. (Na época ainda se denominava o local de Pinhais e fazia parte de São Paulo).
Casamento de João Leite de Miranda e Clara da Costa
Fonte: "Brasil, Paraná, Registros da Igreja Católica, 1704-2008," images, FamilySearch , Curitiba > Nossa Senhora da Luz > Matrimônios; Paróquias Católicas, Paraná (Catholic Church parishes, Paraná).
    A partir de agora vou abordar a origem da família Leite de Miranda no Rio Grande do Sul e como ela chegou na região missioneira.
    Para melhor entendimento da Família dos Bicudos recomendo a leitura do livro Família Bicudo, Uma família de origem judaica de autoria de Carmen Nogueira com a colaboração de César Machado.

10. Leonardo Leite de Miranda


    Leonardo Leite de Miranda é filho de João Leite de Miranda e Clara da Costa (Colasso). Leonardo nasceu em data desconhecida (registro ainda não localizado). Ele mudou para Rio Pardo/RS. Leonardo casou-se em primeiras núpcias com Tereza Maria Barbosa na data de 11 de outubro de 1809. Desse primeiro casamento tiveram apenas um filho. Tereza faleceu um pouco depois do nascimento do filho.
Registro religioso do primeiro casamento de Leonardo Leite de Miranda. nesse documento cita nome dos seus pais João Leite de Miranda e Clara da Costa e cita que ele é natural da Villa de São José dos Pinhais (Curitiba)
Fonte: "Brasil, Rio Grande do Sul, Registros da Igreja Católica, 1738-1952,"
Rio Pardo > Nossa Senhora do Rosário > Matrimônios 1809, Jul-1832, Nov
Paróquias Católicas, Rio Grande do Sul (Catholic Church parishes, Rio Grande do Sul).
    Leonardo casou-se então em segundas núpcias com Zeferina Pires dos Santos na data de 3 de novembro de 1817. Eles tiveram mais 10 filhos, incluindo Evaristo Leite de Miranda, progenitor da Leite de Miranda na Região Missioneira do Rio Grande do Sul.
Registro religioso do segundo casamento de Leonardo Leite de Miranda
"Brasil, Rio Grande do Sul, Registros da Igreja Católica, 1738-1952,"
Rio Pardo > Nossa Senhora do Rosário > Matrimônios 1809, Jul-1832, Nov.
Paróquias Católicas, Rio Grande do Sul (Catholic Church parishes, Rio Grande do Sul).

11. Evaristo Leite de Miranda


    Evaristo Leite de Miranda é progenitor da linhagem da família Leite de Miranda na Região Missioneira do Rio Grande do Sul. Nascido em 29 de agosto de 1829 na Villa de Rio Pardo, hoje município de Rio Pardo/RS é filho do segundo casamento de Leonardo Leite de Miranda com a senhora Zeferina Pires dos Santos.
Registro Católico de nascimento de Evaristo Leite de Miranda
"Brasil, Rio Grande do Sul, Registros da Igreja Católica, 1738-1952," images, FamilySearch , Rio Pardo > Nossa Senhora do Rosário > Batismos 1829, Set-1832, Nov ; Paróquias Católicas, Rio Grande do Sul (Catholic Church parishes, Rio Grande do Sul).
    Segundo relatos da família, Evaristo era comerciante e veio fazer negócios na Villa de São Borja (atual município de São Borja/RS), centro que vinha prosperando pelo comércio de gado. Ele veio depois de uma rápida passagem por Vacaria. Ele chegou na Villa São Borja no ano de 1854. Em 13 de maio de 1854 foi padrinho de batismo de seu futuro cunhado, Vidal dos Santos Robalo.
    Em 13 de Maio de 1855 Evaristo Leite de Miranda casou com Benta Maria Robalo (Leonor), filha de Vasco dos Santos Roballo e Demetildes Maria da Silva.
Registro Católico de casamento de Evaristo Leite de Miranda e Benta Maria Robalo (Leonor)
Fonte:"Brasil, Rio Grande do Sul, Registros da Igreja Católica, 1738-1952," images, FamilySearch , São Borja > São Francisco > Matrimônios 1847, Ago-1855, Abr; Paróquias Católicas, Rio Grande do Sul (Catholic Church parishes, Rio Grande do Sul).
    Evaristo comprou um vasto lote de terras próximo ao antigo 5° distrito de São Borja/RS, lugar denominado Rincão dos Rosário (a área hoje pertencente ao município de Santo Antônio das Missões/RS). Lá Evaristo começou a sua própria criação de gado junto com sua esposa.
Registro católico do nascimento de Vasco Leite de Miranda.
Existe uma série de erros no registro, comum para época.
Fonte: "Brasil, Rio Grande do Sul, Registros da Igreja Católica, 1738-1952," images, FamilySearch, São Borja > São Francisco > Batismos 1855, Jun-1858, Maio ; Paróquias Católicas, Rio Grande do Sul (Catholic Church parishes, Rio Grande do Sul).
    No ano de 1864 deflagrou-se a Guerra do Paraguai, maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. Evaristo fez parte do Corpo de Voluntários da Pátria com o objetivo de proteção da fronteira e no dia 10 de junho de 1865 fez parte dos pouco mais de 6.000 homens que lutaram contra a ofensiva paraguaia vinda pela cidade de São Tomé. O objetivo dos homens era retardar a chegada das tropas paraguaias à cidade de São Borja, possibilitando a evacuação da população civil. Evaristo e seus companheiros tiveram sucesso em sua missão. Recentemente foi descoberto que Evaristo foi um dos únicos sobreviventes do embate.
GUERRE DE L'AMÉRIQUE DU SUD. - COMBAT DE SAM-BORJA (10 juin 1865); le 1º bataillon de volontaires brésiliens deféndants son drapeau contre les Paraguayens. - D'après un croquis de M. Mynssen.jpg
GUERRE DE L'AMÉRIQUE DU SUD. - COMBAT DE SAM-BORJA (10 juin 1865); le 1º bataillon de volontaires brésiliens deféndants son drapeau contre les Paraguayens. - D'après un croquis de M. Mynssen

Monumento da Cruz Grande erguida no Quartel de Cavalaria de São Borja
em homenagem aos 100 anos da batalha de São Borja/RS
1865-1965 
Foto de Vladson Paim Miranda
Placa de homenagem aos combatentes
Foto de Vladson Paim Miranda
Detalhe do nome do Cabo Evaristo Leite de Miranda
Foto de Vladson Paim Miranda
    Logo depois do casamento de seu filho Vasco (30 de maio de 1888), explodiu mais um movimento revolucionário na região missioneira (1892/1895). O palco da revolução desta vez era São Borja/RS. Como ocorriam muitos saques e ataques violentos as fazendas, Vasco, sua esposa Tolentina e sua mãe Benta, foram viver na zona rural de San Javier, Missiones, Argentina. Atualmente o lugar é a pequena cidade chamada de Itacaruaré, Missiones, Argentina (clique aqui para abrir no Google Maps).
    A família viveu até o fim do ano de 1895 em terras argentinas. A família foi contabilizada no censo nacional da Argentina realizado em 1895.

Capa do livreto do censo de 1895

    No censo constam os nomes de Vasco Miranda (n°12), Tholentina Miranda (n°13), Geraladina Miranda (n° 14, creio que seja Geraldino Miranda e não Geraldina), Telesforo Miranda (n° 15, o correto é Thelesformo); na folha seguinte, Florentino Miranda (n°1), Evaristo Miranda (n° 2) e Benta Miranda (n°4, ela consta com o V de varón/homem, mas está corrigido como sendo M de mujer/mulher).
     Depois de voltar da Argentina, no fim do movimento revolucionário, Evaristo e Benta se estabeleceram próximo ao Rincão de Santa Maria, interior de Santo Antônio das Missões/RS
    Evaristo Leite de Miranda faleceu em 4 de maio de 1900 e a senhora Benta Maria Robalo, faleceu em 24 de Junho de 1915. Ambos sepultados em cemitério particular do Rincão Santa Maria, Santo Antônio das Missões/RS.
    O cemitério do rincão de Santa Maria foi localizado mas está em terras particulares, cheio de vegetação e tem algumas colmeias de abelhas nos túmulos. Será necessário autorização para fazer a busca.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com
Seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

18 comentários:

  1. Bah que joia tua pesquisa, sou bisneta do Edécio Leite de Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bibiana. Que bom que gostou! Estou ainda atualizando ela, logo terás novas novidades. Já subi mais duas gerações além do Evaristo. Se quiser, podes me ajudar com os filhos do Edécio e eu coloco eles como fiz com o Januário. Grande abraço!

      Excluir
    2. Oi Bibiana. Chegou a nova atualização da Família Leite de Miranda. Espero que goste!

      Excluir
  2. Oi eu sou a Patrícia neta do Geraldo Leite De Miranda . Ele casou com a Celina Dias que era sobrinha da Tolentina .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Patrícia pela sua colaboração. Se quiser me mandar maiores informações podes me enviar também por email eduardodanielschneider@gmail.com ou pelo facebook. Se você tiver alguma foto deles eu coloco na página e referencio como sendo de seu arquivo. O objetivo do blog é divulgar essa rica história dos seus antepassados.

      Excluir
    2. Bom dia. Sou Marina Ardenghi Miranda, sou filha de Crispim Miranda Filho. Moro em Palmeira das Missões. Que pesquisa maravilhosa. Referenciar as raizes e preservar o legado que esta família maravilhosa nos deixou e preserva-la em nossos filhos.

      Excluir
  3. Show essa pesquisa eu bisneta de Telesfor Leite de Miranda que foi casado com Erondina Nenê 👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me chamo Adriele Batista Miranda

      Excluir
    2. Obrigado Adriele! Se quiser podemos conversar para ampliar o ramo do Telesform. Ia enriquecer bastante ter uma foto da sua família!

      Excluir
  4. Boa noite. Sou filha do VASCO MIRANDA NETTO .QUE MEU PAI ERA FILHO DORILDA MAIS CONHECIDA de vó Dora .meu mail. marciamirandafarias@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia! Mandei um email para você. Obrigado pelo seu comentário!

      Excluir
  5. Boa Tarde.Sou Liliane Miranda Bernardes.Filha de Crispim Miranda Filho.Conhecido por todos TIO MIRANDA.Filho da nossa amada Vo Dora.Adorei a pesquisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liliane. Obrigado pelo seu comentário! Você descende de Crispim Leite de Miranda e Erondina? Vocês não teriam alguma foto do casal para adicionar acima? Desde já agradeço!

      Excluir
    2. Oi Eduardo.O nome correto da nossa vó casada com Crispim Leite de Miranda e Dorilda Gomes e não como consta ( Erondina)

      Excluir
    3. Obrigado Liliane. Esses nomes foram adicionados por entrevista com familiares, vou corrigir. Obrigado!

      Excluir
  6. Olá Eduardo, maravilhosa pesquisa! Sou Verônica, neta de Telesforo Leite de Miranda e Erondina. Estou curiosa para saber das gerações acima.veronicamsoares@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem? Me chamo Alexandre, parabéns pelo projeto. Sou descendente da família Leite de Miranda, moro em Araçoiaba da Serra/SP, e pelos registros, meus antepassados eram tropeiros que vinham do sul e se estabeleceram aqui. Não entendi a parte sobre a Clara Miranda, ela nasceu no RS ou veio de outro lugar e se estabeleceu no RS ? Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre. A família Leite de Miranda viveu sempre em São Paulo, apenas a partir de Leonardo Leite de Miranda que passaram a viver no Rio Grande do Sul também, sendo que grande parte dos Leite de Miranda de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul descendem de Clara Leite de Miranda. Como escrevi (ainda está sendo revisado constantemente conforme as pesquisas avançam), o sobrenome Leite de Miranda da linha genealógica dos Leite de Miranda da região missioneira (região Sul/Oeste) do Rio Grande Do Sul provém de Clara de Miranda, pois todos descendem de Leonardo Leite de Miranda (Bisneto de Clara). Clara provavelmente nasceu em Itu/SP.

      Excluir