Como pesquisar sua ascendência - Familysearch (Tutorial 1)

    Essa é realmente a pergunta que mais recebo. Muitos curiosos com a sua ascendência, outros que não sabem onde começar a sua busca. Mas como saber de a linha genealógica "A" ou "B" é a correta?
    Primeiro, não se apegue apenas ao sobrenome. Falo por experiencia própria, o "fulano" tem o sobrenome "tal" então essa é minha árvore, o outro tem o nome e sobrenome de "fulano de tal",o mesmo do meu ascendente. Esqueça isso! Nome e sobrenome pode não significar absolutamente nada, ainda mais se for de famílias germânicas onde todos os nomes se repetem. 
    Vou dar um exemplo da minha família. Três dos filhos do meu imigrante Schneider eram Pedro, João e Nicolau. Eles tiveram filhos com os mesmos nomes e os filhos deles também. Mas havia outras duas famílias Schneider que por coincidência tinham os mesmos nomes e por incrível que parece, até o nome da esposa conferia. Os descendentes me procuravam e falavam com veemência que éramos primos. Resolvi investigar e nem parentes somos!
Então qual o caminho certo? Inicie por você!

Como iniciar a busca?
 
    A busca pelos antepassados deve iniciar por você, seus pais, avós e bisavós. Tenha calma, a reconstrução de uma árvore genealógica não será feita de um dia para o outro. Para vocês terem ideia, a minha árvore da família Schneider já trabalho nela a mais de 2 anos. O meu "resumo" está com 70 paginas de conteúdo e nem cheguei a começar.
    Para iniciar recomendo que tenha sempre um caderno para fazer suas anotações utilizando 1 folha frente e verso para cada casal (pais,avós paternos, avós maternos e assim por diante), anotando também os filhos do casal.
    Sempre é bom fazer entrevistas com pessoas de mais idade, geralmente elas lembram coisas importantes como locais de falecimentos, datas e anos aproximados de eventos (nascimento, casamento e óbito), etc. Pergunte sobre a existência de documentos ou outas fontes de informações como os "Familienbuch" (livro da família). É indispensável que pelo menos dos avós e bisavós você tenha nomes, data e local de falecimento, data e local de nascimento (pode ser aproximado) e seria ótimo calcular uma data aproximada do casamento. Anote também as histórias da família. Em sua maioria elas contém relatos inventados junto ao que é verdadeiro (confie desconfiando) o que lhe podem trazer pistas no futuro.
Exemplo de documento encontrado na família que ajudou a iniciar a
busca da árvore genealógica e da origem da família
    Outra fonte boa de início de pesquisas são os cemitérios. É o que sempre digo aos meus amigos que estão iniciando a pesquisa: "Eu não tenho medo dos mortos, eu tenho medo dos vivos, apenas eles que podem me fazer o mal!" Muitas vezes a família inteira está sepultada no mesmo cemitério. Viste-os!
    Vou dar o exemplo do cemitério católico de Dona Belinha, Santo Cristo/RS. Nesse cemitério quase toda a família da minha avó paterna está sepultada lá, nem meu pai e meus tios sabiam disso. Visitávamos apenas os meus bisavós que estavam lá. Mal sabiam que tanto meus trisavós, quanto meus tetravós estavam sepultados neste local (esse exemplo vai ser usado no Tutorial 3, memorize-o).

Sepultura de Roberto Schallenberger e Catharina Luisa Schallenberger (geboren Mombach)
Roberto e Catharina Luisa são meus bisavós
Cemitério Católico de Dona Belinha, Santo Cristo/RS
Fonte: Foto de arquivo pessoal

Sepultura de Augusto Schallenberger e Thereza Schallenberger (geboren Joner)
Augusto e Thereza são meus trisavós
Cemitério Católico de Dona Belinha, Santo Cristo/RS
Fonte: Foto de arquivo pessoal

Sepultura de Ignaz Schallenberger
Ignaz é meu tetravô
Cemitério Católico de Dona Belinha, Santo Cristo/RS
Fonte: Foto de arquivo pessoal
    Quanto aos cemitérios deve-se ter uma série de cuidados:
    - nunca vá sozinho (a): geralmente não existem pessoas no cemitério, além do dia 2 de novembro, por isso em grandes cidades eles são usados para prática de crimes, compra e venda de entorpecentes. VOCÊ PODE SER ASSALTADO!
    - respeito: o cemitério é um local de oração, um local de pessoas que foram queridas para os familiares que ainda estão vivos. Se você for tirar fotos do local, respeite se haver alguma pessoa rezando ou prestando as suas homenagens, volte mais tarde se for necessário. Não publique fotos de sepulturas recentes, é uma questão de respeito!
    Pronto! Com as informações de base da pesquisa em mão podemos começar!

Iniciando sua árvore genealógica

    Atualmente, existem inúmeros sites que prometem 'milagres' na sua árvore genealógica, muitos deles cobrando uma "pequena" taxa em dólares, o que para nós brasileiros é um valor considerável. Por isso, faço minha árvore no site Familysearch. Este é um site gratuito da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Não escolhi ele por fazer parte da igreja, mas sim por ser TOTALMENTE GRATUITO! Ele funciona de modo colaborativo, qualquer um pode modificar. Por isso já lhes dou minha primeira dica: NUNCA MODIFIQUE NADA DE TERCEIROS, MANDE PRIMEIRO UMA MENSAGEM E ESCUTE A EXPLICAÇÃO DA OUTRA PESSOA, VOCÊ PODE ESTAR ERRADO! (Mais para frente vou explicar como mandar uma mensagem).

Primeiro passo, crie sua conta.
No lado direito existe o botão "crie sua conta gratuita", clique e preencha o cadastro.


    Após criar o cadastro o site vai apresentar essa primeira tela. Nela existem algumas funções de objetivos e de conferencia de registros, você não vai usar isso por enquanto. Na parte superior temos o     Menu de navegação. Nele encontramos:
- Árvore familiar: Nesse menu encontramos 5 funções, por hora vamos utilizar apenas a função "Árvore";
- Pesquisar: nesse menu encontramos as diferentes fontes de pesquisa do site;
- Recordações: o menu recordações é mais lúdico, pois apresenta ferramentas de personalização da nossa árvore;
- Indexação: o menu de indexação é do projeto do Family no qual podemos ajudar na interpretação de livros (leitura) e identificação/digitalização dos nomes dos registros. Recomendo o uso dele apenas para usuários avançados que já estejam acostumados com as mais diferentes letras dos livros e sua complexa precariedade. 
Ainda na parte superior temos o mensageiro do programa. Nele podemos conversar com outros colaboradores.

Preenchendo a árvore familiar

    Agora vamos clicar no menu árvore familiar e clicar em "Árvore".
    Ele vai abrir a sua árvore. Você obviamente ainda não vai ter nada, apenas o seu nome. Vou dar um exemplo da minha árvore:
    No canto esquerdo temos o menu de navegação e do lado direito um menu de auxilio de pesquisa que nesse momento não vamos usar. No menu de navegação temos a "casinha" que se você estiver pesquisando longe de você e quiser rapidamente voltar para você é apenas clicar que ele volta rapidamente focando no início das sua árvore (você). Ao lado da "casinha" temos a maneira de organização da árvore, eu sugiro utilizar a horizontal, ela aparece as datas e nomes não abreviados. A árvore vertical é bem limitada neste sentido. A árvore em leque é excelente para impressão, mas é a mais limitada para edição (difícil de ler as coisas).


    Um pouco mais abaixo temos o "+" e o "-", responsáveis por aproximar e desaproximar a árvore.
Pronto! agora sabemos o básico, vamos iniciar a montagem! Provavelmente seu nome já esteja na base da árvore. Vamos iniciar cadastrando seus e seus avós.

Cadastrando pessoas


    O que vai aparecer para você vai como que que está acima. você vai clicar no "+".
    Quando clicar vai aparecer a seguinte tela:

    Você vai preencher com o que você tem. Não invente dados! Preenche com o máximo que tiver.     Quando você clicar em ok, vai aparecer a seguinte janela:

    No caso acima apareceu na primeira parte a pessoa que você cadastrou e para baixo as pessoas que podem ser compatíveis. Nos avós é difícil encontrar pessoas cadastradas, mas não é regra. Pode ser que algum parente tenha cadastrado. Antes de aceitar a sugestão você deve conferir. Você vai clicar com botão direito sobre o casal correspondente e abrir em nova guia. Se os dados, nome da esposa, nome dos pais, datas serem correspondentes você vai clicar sobre "Acrescentar Casal Correspondente" mas apenas se tiver absoluta certeza. Se achar que não existe correspondência  vai clicar em "Criar nova pessoa".
    Se tiver dúvida, pergunte a um usuário avançado. Não é vergonha pedir opinião, você está começando.

    Clicando sobre o nome da pessoa vai aparecer essa janela onde você tem uma série de informações:
- Nome da pessoa;
- ID da pessoa: o ID funciona como uma identidade, cada pessoa tem um número de ID e ele não se repete;
- Estrela de monitoramento: se clicar em monitorar, qualquer alteração que for feita por outra pessoa você recebe um email;
- Dados de nascimento e falecimento;
- Fontes, Debates e Recordações (serão abordados em outra postagem);
- Árvore: se clicar sobre árvore, vai abrir a árvore daquela pessoa e sua descendência;

- Pessoa (vamos abordar agora).
    Abaixo do casal também temos como adicionar os filhos. É a mesma forma que abordamos anteriormente.

Menu "pessoa"

    Ao clicar no menu pessoa vai aparecer a seguinte página:
    Na parte superior temos o nome da pessoa a data de nascimento, a data de falecimento, o ID e logo abaixo um menu. O que vamos trabalhar por enquanto é com o Menu de Detalhes.
    O menu detalhes aparece "ficha da pessoa". Nela encontramos os dados da pessoa e ao lado de cada dado a pessoa que fez a última alteração em azul. Se clicar sobre o nome da pessoa que alterou, vai abrir uma caixinha onde você pode enviar uma mensagem pelo programa. Algumas pessoas (inclusive eu) deixam visível também o seu email, para que a pessoa possa mandar email para conversar.

    Na parte mais inferior temos a ascendência da pessoa (pais) e sua descendência (filhos) qual já foram cadastrados.

Adicionando fotos na sua árvore

    Para adicionar fotos existem duas maneiras. A primeira é clicando sobre o ícone da pessoa conforme a figura a seguir e adicionando a foto.


    A segunda é clicando sobre o menu "Recordações", nela você pode adicionar a foto e depois marcar a pessoa. Caso carregue uma foto com outras pessoas, você pode marcar a outra pessoa e indicar utilizando o n° do ID.
    Este era o primeiro tutorial, muito básico e fácil. Nos próximos tutoriais vou abordar os modos mais avançados e como pesquisar nos livros disponíveis.

Até próxima!

Tutorial 2 em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/2019/06/como-pesquisar-sua-ascendencia_22.html

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com
Seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

5 comentários:

  1. Muito bem explicado e mostra um caminho seguro cujo custo benefício a meu ver é muito interessante. Nos já criamos a Genealogia da Família Anschau no Brasil e estamos lançando um livreto de 150 páginas que contempla dos descendentes dos primeiros imigrantes que chegaram no Brasil em 1847. Parabéns pela sua explanação.

    ResponderExcluir
  2. Joia!
    Parabéns pela iniciativa e explicações.
    Construí uma grande árvore no MyHeritage e cheguei a pagar pelo plano completo e empolgado ajudei a criar muita confusão aceitando semelhanças por mera dedução. Houve um problema entre o Google e o site do MyHeritage e cancelei a assinatura depois de perder o valor de um ano. Segui para o FamilySearch também com a dica de outro pesquisador. Já trabalho na minha árvore há anos mas não tenho o objetivo da dupla cidadania que grande parte dos que se interessaram pela minha pesquisa tem. Tinha abandonado a pesquisa momentaneamente, mas a indicação do professor Aládio Kotowski no facebook sobre a sua história da Igreja Matriz Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo de Santo Cristo me deu novo impulso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico muito contente quando vejo que as minhas pesquisas instigam a outras pessoas a pesquisar. São informações que ficarão para a posteridade. Se precisar de ajuda é só entrar em contato! Grande abraço!

      Excluir
  3. Olá Daniel! Cheguei ao teu contato depois de já acessar o familysearch, e por teres escrito material interessante sobre a |Família Mumbach(ou Mompach, ou Mombach...). Estou pesquisando mais dados mas quero já te parabenizar pela excelência que percebo em tuas informações! Muito show! Já estava animado em pesquisar, com tuas informações aí mesmo que fiquei "alucinado" (rsrs)

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns Eduardo muito bem explicado.E tenho certeza que, com sua ajuda conseguirei ir longe com minhas pesquisas.Ajudar o próximo é ato de caridade.

    ResponderExcluir