Origem da Família Birk no Brasil - Jean Birk e Catherine Bettenfeld

O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! (Ainda em pesquisa, pode conter divergências!) Ultima atualização: 23/06/2022

Origem da família Birk (Birck) antes de sua chegada ao Brasil
    Este segmento da pesquisa da família Birk (Birck), antes da chegada ao Brasil, faz parte da pesquisa pessoal do pesquisador Dieter Loyo, o qual gentilmente cedeu para uso nesta publicação. Todos direitos a ele reservados. Elaboração do texto: Eduardo Daniel Schneider
    Para facilitar o entendimento vamos fazer uma linha temporal da família Birk (Birck) por gerações, iniciando do mais antigo registro da família Birk (Birck) (primeira geração) desta linha genealógica até nosso imigrante Johannes Birk, progenitor da família no Brasil (quinta geração).
    O registro do mais antigo desta linha genealógica Birk (Birck) é de Johann Birker no Império Austríaco (Österreich) na cidade de Nenzing, Vorarlberg (clique aqui). Não existem informações quanto ao seu nascimento ou morte, apenas que era casado com Ursula Reckheis e que tiveram o filho Lucas Birck o qual nasceu no território Austríaco no ano de 1701. Esse período da história da Europa foi cheio de revoluções e revoltas e pode ter acontecido a família Birk (Birck), o mesmo o que aconteceu com muitas famílias daquela região, se mudaram ao Império Austríaco esperando uma amenização dos conflitos e posteriormente voltado ao seu local de origem, porém não é possível afirmar com convicção sobre essa informação.
    A segunda geração é do filho Lucas Birck. Lucas, como anteriormente exposto, nasceu no ano de 1701 no Império Austríaco (Österreich), casou-se em 16 de agosto de 1723 com Barbe Clam (1688-1755) em Vaudreching, Moselle, Lorraine, França (Frankreich).  Lucien Lucas Birck faleceu em 28 de novembro de 1761 aos 60 anos em Vaudreching, Moselle, Lorraine, França (Frankreich).
Vaudreching, Moselle, Lorraine, França (Frankreich)
Para visualizar no Google Maps clique aqui.
Todos os direitos de imagem reservados Google.
    A terceira geração é de Jean Birck, filho de Lucas Birck (1701-1761) e Barbe Clam (1688-1755). Jean Birck nasceu em 19 de fevereiro de 1726 em Vaudreching, Moselle, Lorraine, França (Frankreich). Jean casou-se em 29 de agosto de 1747 com Madelaine Simoron em Metervisse, Moselle, Lorraine, França (Frankreich). Não há registros localizados de sua morte nem de sua esposa.
    A quarta geração é de Jean Birck, filho de Jean Birck e Madelaine Simoron. Jean Birck nasceu em 11 de outubro de 1765 em Vaudreching, Moselle, Lorraine, França (Frankreich). Jean casou-se com Marie Etringer (1765-1829) em 1 de Abril de 1785 em Rémeling, Moselle, Lorraine, França (Frankreich). Jean  faleceu em 10 de fevereiro 1801 em Rémeling, Moselle, Lorraine, França (Frankreich).
    A quinta geração é de Jean Birck (Johannes Birk), nosso imigrante.  Jean Birck nasceu em 13 de maio de 1789 em Rémeling, Moselle, Lorraine, França (Frankreich).
Rémeling, Moselle, Lorraine, França (Frankreich)
Para visualizar no Google Maps clique aqui

Todos os direitos de imagem reservados Google.
    Jean Birck casou-se com Catherine Bettenfeld (1795-1879) em 11 de janeiro de 1820 em Waldwisse, Moselle, Lorraine, França (Frankreich). Após o casamento o casal foi residir na pequena cidade Biringen/Rehlingen-Siersburg, Saarland, Alemanha, na região onde inicia o Hunsrück. Por ter nascido na França seu nome verdadeiro é Jean Birck e quando se mudaram para a região alemã foi traduzido para Johannes Birk e o nome da sua esposa Catherine foi traduzido para Katharina Bettenfeld.
    Se levarmos em conta todas as gerações a partir do casamento Lucien Lucas Birck e Barbe Clam, todas as gerações até o imigrante Johannes Birk viveram nessa região da França. Seria de certa forma equivocado que a origem da família Birk seja denominada como o Hunsrück, mas deve-se levar em conta os mais de 100 anos que viveram em solo francês.

A família Birk (Birck) no Brasil

    A família Birk no Brasil, mais especificadamente no Rio Grande do Sul, teve com início a chegada de Johannes Birk (Jean Birck), sua esposa Catharina Bettenfeld (Catherine Bettenfeld) e seus 4 filhos. Johannes Birk e a família, vieram da pequena cidade Biringen/Rehlingen-Siersburg, Saarland, Alemanha, na região conhecida como Hunsrück (ver a localização no Google Maps).
Biringen/Rehlingen-Siersburg, Saarland, Alemanha, fica a sudoeste do mapa do Hunsrück,
próximo a cidade de Mettlach e Losheim am See.
Fonte: Reprodução
Chegada da família de Johannes Birk.
Fonte: Entrada de imigrantes alemães em São Leopoldo vol. C333 1824-1853
    A família desembarcou no Brasil em 10 de maio de 1829, no porto de São Leopoldo/RS. No registro de entrada do país é possível verificar que João era lavrador* e que a família era católica. A idade com que João Birk entrou no Brasil é 39 anos, a de Catharina não foi informada e a idade dos seus filhos são: João com 9 anos, Pedro com 6 anos, Nicoláo 5 anos e João Nicoláo apenas 1 ano de idade. Na lista, ao lado da idade, temos a data de nascimento de todos os filhos. No Brasil Johannes adotou o nome brasileiro João Birk.
    A família instalou-se nas terras da Picada Dois Irmãos, mais exatamente onde hoje é a localidade de Birckenthal (vale dos Birck), situada no atual município de Morro Reuter/RS. Provavelmente esse nome foi dado ao local devido a grande quantidade de descendentes que continuaram a residir na região.
Mapa do turismo em Morro Reuter - Birckenthal aparece a Noroeste do mapa.
Fonte: https://www.morroreuter.rs.gov.br/web/imgs/arquivos/mapa-em-alta-resolucao.jpg
    João e Catharina tiveram os seguintes filhos (dados corretos com base no FB Waldwisse):
    Devido a precariedade dos registros e as vezes a falta deles, não foi possível localizar a data de falecimento de João. Catharina Bettenfeld, sua esposa, faleceu em 10 de novembro de 1879 em Picada Dois Irmãos.
*A profissão lavrador foi indicada para a maioria dos imigrantes, podendo não ser a profissão realmente exercida pelo imigrante.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Pesquisador colaborador: Dieter Loyo (Rio de Janeiro) - Forneceu todo o Histórico da Família Birk anterior à sua chegada no Brasil e fez a indicação correta do local de origem da família Birk na Alemanha.

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com
Seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

9 comentários:

  1. Tanta beleza nessas famílias.q vem de tão longe ,nos faz refletir sobre nossa origem .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Fico as vezes pensando na coragem para tomar essa decisão e começar do zero em outro país. Sem seus costumes, sem casa (construíam do zero), sem lavouras (era tudo mato), sem ferramentas (muitas vezes vinham apenas com uma ou duas malas).

      Excluir
    2. So gostaria te o dicionario do todo o pasado deles co az fotos de tudos eles pra fica na historia grande das persoas q tihan tanto coraye ontes ,

      Excluir
  2. Olá Eduardo,

    Meu nome é Gabriel Brandt de Toledo e minha pentavó foi Catharina Birck, uma das filhas brasileiras do casal imigrante de acordo com o MyHeritage. As informações que você forneceu através desse blog me ajudaram muito em minha pesquisa.

    Acredito que possa retornar o favor com uma teoria que acredito ser mais plausível do que a de que se mudaram da Áustria para a França. O que aconteceu na verdade foi que o Ducado da Lorena, parte do Sacro-Império Romano Germânico (Áustria) passou para a França ao término da Guerra da Sucessão Polonesa. Conforme acordado pelo Tratado de Viena (1738), o Ducado foi dado ao ex-rei da Polônia Stanislaw I, enquanto que o ex-duque e futuro imperador Francisco I recebeu o Grão-Ducado da Toscana como compensação. A Lorena definitivamente passou para a França com a morte de Stanislaw em 1766, cuja filha Marie era rainha da França e esposa de Luís XV.

    Espero ter te ajudado como você me ajudou,

    Gabriel

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, obrigada de verdade por tanta elucidação! Agradecimentos ao Dieter Loyo também!

    ResponderExcluir
  4. Fiz minha árvore genealógica. João Nicolao Birck, aquele bebê de 1 ano ao chegar no Brasil, dá sequencia até chegar a mim. Não pesquisei sobrer outros irmãos dele, são muitos os Birck (Birk) Brasil afora. Muita história... Marco Aurélio Birck...

    ResponderExcluir
  5. Eu Pedro Gilmar Weber estou elaborando minha árvore genealógica sou bisneto de João Birk este não tenho informações de seus pais. Sabe-se que cansou com Maria Birk e tiveram entre os filhos Augusto Birk meu avô que nasceu em 06/03/1886 e faleceu em 22/06/1955 que era casado com Paulina Suercamp. Gostaria de saber mais sobre os antecessores deste João Birk se tem relação com minha linhagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Pedro! Entre em contato pelo email que vamos tentar resolver esse mistério! Provavelmente sejamos parentes.
      Grande abraço!

      Excluir