Mathias Mombach e Anna Maria Diederich

Grand-Duché de Luxembourg - Bandeira com o brasão de armas ao centro

Autor: Eduardo Daniel Schneider
O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa!

1.Mathias Mombach (Matthias Mompach) 

OBS: estou atualizando a história de Mathias Mompach e logo teremos novidades, aguardem...

    Mathias Mombach (Mompach) nasceu em 11 de março de 1787 em Echternach, Grão-Ducado de Luxemburgo (Familienbuch von Echternach 1638-1800), filho de Johann (Joannis) Mompach (Johann nasceu em 22 de agosto de 1746 e faleceu em 13 de março de 1800 em Echternach) e de sua segunda esposa Apollonia Reuter. Echternach era um pequeno povoado próximo a Prússia (clique para ver o mapa).
Registro católico de nascimento de Mathias Mompach
Seus padrinhos foram Mathias Müller (por isso o nome Mathias) e Angela Sauber.
"Luxembourg registres paroissiaux, 1601-1948," images, FamilySearch. Echternach > Baptêmes, mariages, décès 1784-1788 paroisses, Luxembourg (parishes, Luxembourg).
    Mathias casou-se com Anne (Anna) Maria Diederich em 11 de agosto de 1814. Anne era filha de Johann Diederich e Maria Catharina Berschen e nasceu em 10 de abril de 1786 também em Echternach, Grão-Ducado de Luxemburgo (Familiebuchen von Echternach 1638-1800).
Registro civil de Casamento de Mathias Mompach. No registro é possível ver as datas de nascimento.
Fonte: "Luxembourg, Registres d'état civil, 1796-1941," database with images,
FamilySearch, Echternach > Mariages 1809; Archives nationales de Luxembourg (National Archives), Luxembourg.
Mathias e Anna tiveram 5 filhos:
1.1 Theodor Mompach, nasceu em 17 de maio de 1815 em Echternach;
Registro civil de nascimento de Theodor Mompach
Fonte: "Luxembourg, Registres d'état civil, 1796-1941," database with images, FamilySearch , Echternach > Naissances 1805-1842; Archives nationales de Luxembourg (National Archives), Luxembourg.
1.2 Anna Maria Mompach, nasceu em 14 de maio de 1819 em Echternach;
Registro civil de nascimento de Anna Maria Mompach
Fonte: "Luxembourg, Registres d'état civil, 1796-1941," database with images, FamilySearch , Echternach > Naissances 1805-1842; Archives nationales de Luxembourg (National Archives), Luxembourg.
1.3 Joannes Mompach, nasceu em  25 de julho de 1821 em Echternach (clique para ver mais);
Registro civil de nascimento de Joannes Mompach
(detalhe para a anotação ao lado do registro onde aparece o nome traduzido para o francês "Jean")
Fonte: "Luxembourg, Registres d'état civil, 1796-1941," database with images, FamilySearch ,
Echternach > Naissances 1805-1842; Archives nationales de Luxembourg (National Archives), Luxembourg.
1.4 Hubert Mompach, nasceu em 21 de julho de 1825 em Echternach;
Registro civil de nascimento de Hubert Mompach (ele foi o primeiro dos irmão que aparece como Grand-Duqué  de Luxemburg e o texto em francês)
Fonte: "Luxembourg, Registres d'état civil, 1796-1941," database with images, FamilySearch ,
Echternach > Naissances 1805-1842; Archives nationales de Luxembourg (National Archives), Luxembourg.
1.5 Jorge Mompach, nasceu um pouco antes do embarque ou na viagem para o Brasil. Ele consta com 1/4 de ano na chegada em São Leopoldo (não existem fontes, só se tem o registro de chegada em São Leopoldo onde consta seu nome).
    Uma pausa para observações e detalhes. No índice dos livros de registos todos os nomes aparecem traduzidos para o francês e nas anotações ao lado do registro também. Nos registros existe um irmão de Mathias que teve vários filhos, inclusive depois da partida de Mathias de Luxemburgo, e como já é de costume, quase todos tinham o mesmo nome dos filhos de Mathias, o único nome que não se repetia era George e esse foi o nome escolhido para o último filho de Mathias.

Detalhe da assinatura de Matthias Mompach. Ele assinava apenas o sobrenome
ou o sobrenome depois o nome
    Mathias Mombach, sua esposa Anne e seus filhos, embarcaram em 26 de setembro de 1828 no veleiro Obers em Bremen em direção ao Brasil.
    Segundo o livro "A história de Walachai" (Wendling, João Benno), eles chegaram em 17 de dezembro de 1828 no Porto do Rio de Janeiro, após 83 dias de viagem. Ficaram durante 7 semanas alojados no armazém do porto e depois um navio português trouxe até o porto de Rio Grande. De lá foram para Porto Alegre e em 18 de Março de 1829 chegaram a São Leopoldo.
Registro de chegada de Mathias e sua família. Podemos observar que consta como Prussiano, de profissão lavrador e religião católica. Existem algumas anotações ao lado de cada filho, mas são praticamente ilegíveis.
O sobrenome foi anotado como Mumbach, uma das variações encontradas até hoje.
Fonte: Entrada de imigrantes alemães em São Leopoldo vol. C333 1824-1853
    Após sua chegada, Mathias foi designado para a região conhecida entre os alemães como Baumfchneiß, que é como os alemães chamavam a Picada Dois Irmãos. Lá Mathias escolheu as terras mais distantes, que eram maiores e mais baratas. O nome do lugar ficou conhecido como Walachai, que significa em alemão "lugar longínquo, perdido no tempo" no alemão antigo. Era uma região de mata virgem, de ladeiras íngremes. 
    Mathias faleceu com 93 anos no dia 7 de novembro de 1878, sendo sepultado no cemitério católico de São Miguel, Dois Irmãos. Não existe nenhuma lápide, pois o local onde se encontrava o antigo cemitério nem existe mais. Sua esposa faleceu em aproximadamente 1850 e segundo relatos dos descendentes, ela foi sepultada nas terras da própria família.
Registro católico de óbito de Mathias Mombach
Fonte: "Brasil, Rio Grande do Sul, Registros da Igreja Católica, 1738-1952," images, FamilySearch  Paróquias Católicas, Rio Grande do Sul (Catholic Church parishes, Rio Grande do Sul).
Antiga igreja de Dois Irmãos/RS com o cemitério onde Mathias foi sepultado.
Fonte: reprodução da internet.
    Dos filhos de Mathias existe uma vasta descendência, que se espalhou no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catharina, tento de variações Mombach, Mombaque, Momback e Mumbach.
    O interessante que Mathias e sua família Joannes, sempre foram tratados como alemães. Nos documentos sempre aparece "naturais da Alemanha", provavelmente devido a língua germânica.

Clique no nome dos filhos para continuar a leitura.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Colaboradores*: 
Madsa Dapper: colaborou com a sua pesquisa sobre Mathias Mombach;
Dieter Loyo: Disponibilizou o seu Familienbuch Echternach para a pesquisa;
Eloi Edmundo Franz: colaborou com dados de descendentes da família Mombach.

Fontes consultadas:

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com
Seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Devido a ascendência, os descendentes da família Mombach tem direito a cidadania Luxemburguesa.  Maiores informações neste link

32 comentários:

  1. Trabalho maravilhoso!
    Nos faz reviver com nossos antepassados... tempos difíceis, como eram fortes e corajosos!
    Muito obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que gostou! Fiz a publicação justamente pensando em mostrar a história de nossos antepassados!

      Excluir
    2. Adora a história de nossos antepassados ! Escutava desde criança a vinda de meu trisavô para o Brasil e sua luta para sobreviver , sua coragem e esperança em dias melhores ! Um exemplo pra os dias de hoje ! Dias difíceis forjam homens fortes ! Na minha família isto é um traço no DNA …. Com raras excessões é claro ! Toda família tem sem lado podre ! Fazer o que !? Mas graças a Deus dá pra contar nos dedos !

      Excluir
  2. Obrigada pela ajuda Eduardo! Você desvendou o caso dos Mumbach de Cerro Largo! Somos todas da mesma família...
    Tempos muito difíceis mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. Belo resgate da história da família Mombach!
    Importante contribuição.
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Linda história estou tentando descobrir mais coisas, pena que já passou da data para encaminhar os papéis para cidadania. Me chamo Fernando Mumbach da Silva e sou de Porto Alegre meu avô se chamava Jacob Alvicio Mumbach e meu Bisavô Jorge Luiz Mumbach

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Fernando. Como você ainda carrega o sobrenome Mombach você ainda tem direito. O seu caso é de aquisição de cidadania. O prazo que acabou é por recuperação. Entre em contato comigo pelo facebook que lhe adiciono num grupo que pode ajudar gratuitamente a montar seu processo. Grande abraço!

      Excluir
  5. Buenos dias soy de apellido mumbach pero vivo en misiones argentina. Me encanto el articulo no se si esta relacionada la historia de mi apellido con ese origen pero se que mis abuelos cruzaron a la argentina mas o menos 1930.

    ResponderExcluir
  6. Me encantaria escribir la historia de mi familia en un libro y me gustarian que me envien informacion y links para poder investigar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu uso para minhas pesquisas o site do Familyseasch. Fiz alguns tutoriais, segue o link: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/2019/06/como-pesquisar-sua-ascendencia.html

      Excluir
  7. Muito obrigado acabei só vendo hoje sua mensagem, sábado dia 30/11 agora estarei subindo o morro visitar minha vó de 96 anos com quem meu Vô Jacob Mumbach era casado. Vou ver se consigo o atestado de óbito, certidão alguma coisa que me ajude nesse processo de cidadania, o nome do meu bisavo era Jorge Luiz Mumbach.
    Muito obrigado pelo apoio vou lhe adicionar no facebook
    Att. Fernando Mumbach

    ResponderExcluir
  8. Olá boa tarde , nem sei por onde começar, gostaria de saber se meus filhos podem ter a cidadania deles. A tataravô chamava elisabeth munbach . Moravam em rio grande do sul. E vieram na embarcação da Alemanha. Eu so tenho a certidão de óbito da bis avó . Podem me ajudar por favor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja desta mesma família, pois já encontrei outras que tinham o mesmo sobrenome mas era da parte alemã. Necessitaria de mais informações, por favor mande um email para : eduardodanielschneider@gmail.com

      Excluir
  9. Vou deixar o email do meu esposo 2930AKHM .

    ResponderExcluir
  10. Procuro os pais de Margarida Mombach, que casou com Jacob Bernardo Kochenborger, residentes em Cachoeira do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudio, mande um email ou entre em contato pelo facebook e mande mais algumas informações do casal. precisaria de uma data de falecimento aproximada ou alguma outra informação. Aguardo contato.

      Excluir
    2. Margarida Mumbach Kochenborger *15.09.1847 +25.02.1934, filha de
      Roberto Mumbach e Lizita Mumbach. email:claudio_.vargas@hotmail.com

      Excluir
  11. Boa noite. Não Carrego o sobrenome, mas minha mãe ainda sim. Uma coisa que me deixou intrigado, é que Mombaque não é da Alemanha, mas sim de Luxemburgo. Interessante estas descobertas.

    Minha árvore genealógica materna

    Pais – Palmira Momback Gonçalves* e Antemir Cera
    Avôs – Zeni Mombach* e Wilson Nunes Gonçalves
    Bisavôs - Elizeu Mombaque* e Marciolina Rodrigues Mombaque
    Trisbisavôs - Leopoldino Mombach Filho* e Isaura Moreira Mombach
    Tataravôs - Leopoldino Mombach e Ângela Abade Mombach

    ResponderExcluir
  12. Boa noite. Chamo-me Leonardo Cera. Natural de Alegrete-RS.
    Não Carrego o sobrenome, mas minha mãe ainda sim. Uma coisa que me deixou intrigado, é que Mombaque não é da Alemanha, mas sim de Luxemburgo. Interessante estas descobertas.

    Minha árvore genealógica materna

    Pais – Palmira Momback Gonçalves* e Antemir Cera
    Avôs – Zeni Mombach* e Wilson Nunes Gonçalves
    Bisavôs - Elizeu Mombaque* e Marciolina Rodrigues Mombaque
    Trisbisavôs - Leopoldino Mombach Filho* e Isaura Moreira Mombach
    Tataravôs - Leopoldino Mombach e Ângela Abade Mombach

    ResponderExcluir
  13. Boa noite. Chamo-me Leonardo Cera. Natural de Alegrete-RS.
    Não Carrego o sobrenome, mas minha mãe ainda sim. Uma coisa que me deixou intrigado, é que Mombaque não é da Alemanha, mas sim de Luxemburgo. Interessante estas descobertas.

    Minha árvore genealógica materna

    Pais – Palmira Mombach Gonçalves* e Antemir Cera
    Avôs – Zeni Mombach* e Wilson Nunes Gonçalves
    Bisavôs - Elizeu Mombaque* e Marciolina Rodrigues Mombaque
    Trisbisavôs - Leopoldino Mombach Filho* e Isaura Moreira Mombach
    Tataravôs - Leopoldino Mombach e Ângela Abade Mombach

    ResponderExcluir
  14. Eduardo Bom Dia . MUITO interessante sua pesquisa. Cumprimentos.

    Giannini Kapp Flammang descendente de Luxembourg

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!
    Gostaria de informações dos meus antecedentes:
    Minha vó é Maria Mumbach nascida em 28/08/1898 natiral de São Leopoldo - casou-se com Nicolau Hoffmann - fixaram residência na Linha Tremonia, município de Cerro Largo- RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Existem 2 famílias Mombach/Mumbach na Tremônia, entre em contato para conversarmos. tem meu contato no fim da postagem, pode ser pelo facebook ou por email. Grande abraço!

      Excluir
  16. Meu nome João Hélio Monbach klein
    Sou neto de Fridolino Monbach este é filho Joannes Monbach filho de Mathias
    Muito interessante a história deste ilustre matho Monbach

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Eduardo pela excelente pesquisa! Sou neta de Fridolino Mombach e agradeço estas informações. Um conhecimento importante que nos ajuda a compreender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa própria caminhada

      Excluir
    2. Que bom que gostou! Fico muito feliz. Vamos aos poucos recuperando a memória dos nossos antepassados!

      Excluir
  18. Tenho acompanhado tuas postagens, Eduardo!.Parabéns pela pesquisa! Mathias é meu pentavô... tenho contato com escritor especializado nas origens de famílias de imigrantes alemães, mas que por coincidência também tem origem luxemburguesa...tenho descoberto informações valiosas...Ricas histórias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciane Marla Wilhelm30 de março de 2023 às 21:20

      Dívida com a gente essas informações

      Excluir
    2. Que legal Artemio! Recordar é entender o passado e compreender muitas coisas do nosso presente.

      Excluir