Adolfo Ungrad e Emilia Thomas

O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Ainda em pesquisa. Última atualização: 05/05/2022

Adolf Ungrad nasceu em 13 de novembro de 1877 em Kastscher, Bohemia (hoje Kačerov, aldeia de Zdobnice, República Tcheca - clique aqui), filho de Eduard Ungrad e Eleonore Briesel.
Registro de nascimento de Adolf Ungrad. Detalhe que existe a averbação do falecimento no livro.
Fonte: Church Books, 1552-1981, Catholic > Jičín > Kačerov > Baptisms (Křty) 1853-1887 (State Regional Archive of Trebon), Czech Republic.
    Muito novo, Adolf teve que aprender a se virar sozinho, sua mãe faleceu aos 33 anos e seu pai faleceu apenas alguns meses depois da sua mãe, vitimado pelo tifo. Adolf foi criado juntamente com o seu irmão Wilhelm pelo seu tio Pio Ungrad (Pio não tinha filhos). Pio era dono da pousada n° 61 em Katscher (clique aqui para ver a localização), pousada que foi assumida por Wilhelm após o falecimento de Pio.
    Adolf Ungrad cresceu e se tornou um negociante, ofício aprendido de seu tio Pio Ungrad. 
    Em 1902, Adolf foi em busca de uma nova aventura. Com apenas 23 anos  Adolf embarcou no navio Halle rumo ao Brasil. Chegou em 22 de fevereiro de 1902 no Rio de Janeiro e de lá partiu em 28 de fevereiro de 1902 para o Rio Grande do Sul.
    Adolfo casou com Emília Rosalina Thomas no ano de 1911 pelo religioso e em 15 de abril de 1915 pelo civil (o casamento civil ocorreu na Colônia Guarany, atual município de Guarani das Missões/RS/Brasil). Emília Rosalina nasceu em 20 de dezembro de 1889 em Hamburgo Velho, Novo Hamburgo/RS/Brasil é filha de Antônio Thomas e Dorothea Schuck.
    Adolfo e Emília tiveram os seguintes filhos:
- Arno Emílio Ungrad, nascido em 18 de dezembro de 1911 na Colônia Serro Azul (atual município de Cerro Largo/RS/Brasil);
- Júlio Walter  Ungrad 14 de setembro 1914 na Colônia Serro Azul (atual município de Cerro Largo/RS/Brasil);
- Bruno Carlos Ungrad, nascido em maio de 1916 na Colônia Serro Azul (atual município de Cerro Largo/RS/Brasil) (faleceu ainda jovem em 26 de novembro de 1916);
- José Lindolpho Ungrad nascido em 22 de setembro de 1917 na Colônia Serro Azul (atual município de Cerro Largo/RS/Brasil) (faleceu ainda jovem);
- Maria Helena Ungrad, nascida em 1919 na Colônia Serro Azul (atual município de Cerro Largo/RS/Brasil);
- Ely Ungrad, nascida em 1921 na Colônia Serro Azul (atual município de Cerro Largo/RS/Brasil);
- Anna Heda Ungrad, nascida em 1922 na Colônia Serro Azul (atual município de Cerro Largo/RS/Brasil);
- Laura Ungrad, nascida em  20 junho 1925 na Colônia Serro Azul (atual município de Cerro Largo/RS/Brasil).
    Em 18 de julho de 1925, Adolf foi a festa de aniversário do seu cunhado Augusto Raimundo München (Augusto era casado com Maria Thomas, irmã de Emília Rosalina Thomas). As 13 horas ocorreu uma discussão. Tentando acabar com a briga, Adolf subiu em uma cadeira para desligar o lampião, achou que desligando a única luz acabaria com a briga, e nesse momento Adolf foi fatalmente baleado. Adolf foi sepultado no cemitério de Cerro Largo/RS/Brasil.
Necrológico de Adolf Ungrad
Fonte: Acervo Benno Lermen
Instituto Anchietano de Pesquisas
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Fontes consultadas: Registro Civil de Cerro Largo/RS; Registro Civil de Guarani das Missões/RS; Arquivos da antiga Kastscher, Bohemia (atualmente pertencentes ao arquivo da República Tcheca); Arquivo Nacional (Entrada de estrangeiros no Brasil)

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário