Maximilian Bernhard Theodor Freiherr von Lassberg e Ida Caroline Louise Freiin von Stein zu Nord- und Ostheim

Compilação: Eduardo Daniel Schneider. Última atualização: 16/02/2021
Nota: Freiherr equivalente a Barão e Freiin equivalente a Baronesa.

    Maximilian Bernhard Theodor Freiherr von Lassberg, nasceu em Salsburg, Áustria em 9 de novembro de 1813 e é filho de Wilhelm Franz Wolfgang Anton Xaver Freiherr von Lassberg e de Josephe von Cronegg. Maximilian Bernhard casou com Ida Caroline Louise Freiin von Stein zu Nord- und Ostheim (da casa Norte e Leste) em 4 de outubro de 1846 em Volkershausen, Thuringia, Prussia (atualmente Alemanha). Ida nasceu em 1 de janeiro de 1824 em  Volkershausen, Thuringia, Prussia (atualmente Alemanha) e é filha do Dietrich Carl August Freiherr von Stein zu Nord- und Ostheim e de Henriette Louise Charlotte Sofie Auguste von Günderode.
    Após o casamento passaram a residir em Detmold, Lippe, Principado de Lippe (atual cidade de Deltmold, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha).
Maximilian Bernhard Theodor Freiherr von Lassberg e Ida Caroline Louise von Stein tiveram os seguintes filhos, todos nascidos em Detmold:
- Dietrich Eduard Carl Maria von Lassberg nascido em 17 de agosto de 1847;
- Rudolf Franz Joseph Wilhelm von Lassberg nascido em 7 de agosto de 1849;
- Joseph August Maria von Lassberg nascido em 22 de maio de 1851;
- Maria Friederika Huberta von Lassberg nascida em 11 de maio de 1852;
- Johann Friedrich Hubart Maria von Lassberg nascido em 18 de janeiro de 1854;
- Clemens Maria Von Lassberg; nascido em 30 de setembro de 1858;
- Bertha Elisabeth Maria von Lassberg nascida em 18 de maio de 1860;
- Franciscus Seraphicus Herrmann Maria Von Lassberg, nascido em 20 de abril de 1862;
- Georg Maria von Lassberg, nascido em 17 de agosto de 1863.

    Maximilian Bernhard Theodor Freiherr von Laßberg foi um camareiro bávaro e de 1847 a 1866 foi conselheiro do posto de Thurn and Taxis Post em Lippe. 
    Por iniciativa de Maximilian Bernhard Theodor Freiherr von Lassberg e após anos de esforços por parte dos cidadãos católicos romanos de Lippe, o príncipe Leopoldo III (Príncipe de Lippe) emitiu o "Édito, em 9 de março de 1854, relativo à igualdade jurídica da Igreja Católica com a Igreja Protestante regional". Com isso, Maximilian Bernhard Theodor Freiherr von Lassberg alcançou sua meta e pôde se dedicar à construção da comunidade católica em Detmold. Ele estabeleceu em Lippe, ainda em 1854, a primeira paróquia católica romana após a reforma protestante.
Memorial/homenagem a Maximilian Freiherr von Lassberg na Igreja de St. Bonifatius de Detmold
A foto foi tirada na capela de São Bonifácio em Detmold, e está localizado entre o fosso e a antiga muralha da cidade.
Fonte da imagem:  Jan Mathys (clique aqui)
    Maximilian Bernhard Theodor Freiherr von Lassberg faleceu em 26 de fevereiro de 1866 em Detmold e Ida Caroline Louise Freiin von Stein zu Nord und Ostheim faleceu em 28 de setembro de 1904 em München.
    OBS: no óbito de Ida o nome do seu esposo é escrito como Maximilian Freiherr von Laßberg e não Lassberg, segue o seu Todesanzeige:
Fonte da imagem: www.geni.com.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário