Origem do sobrenome Birk (Birck, Birker)

O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Ainda em pesquisa. Última atualização: 23/06/2022

    A família Birk (Birck) é uma família com raízes francesas e que se estabeleceu no sul do Brasil em 1829. A família instalou-se nas terras da Picada Dois Irmãos, mais exatamente onde hoje é a localidade de Birckenthal (vale dos Birck), situada no atual município de Morro Reuter/RS. O nome Birckenthal foi dado ao local devido a grande quantidade de descendentes que continuaram a residir na região, mas hoje a família está espalhada em todo o sul do país, Argentina e Paraguai (clique aqui e leia sobre a origem da família Birk no sul do Brasil).
    A origem etimológica  do sobrenome Birk (Birck, Birker) mais difundida é que ele teve sua origem em numa árvore nativa da Europa, a Birkenbaum (Betula alba) - a árvore Birke. Ela foi muito utilizada na carpintaria em pequenas peças de madeira, para extração de fibras e até a fabricação de uma espécie de papel. Além da madeira, a Birke produz pequenas sâmaras, um fruto comestível. As folhas eram usadas na medicina local como vermífugas e diuréticas. A sua tipologia é uma árvore de médio a grande porte, com folhas triangulares e caducas.
    O sobrenome Birk (Birck) provavelmente originou pela capacidade de um grupo de pessoas ter uma melhor habilidade de manusear e se utilizar dessa árvore importante na cultura local, principalmente no que consistia no artesanato proveniente de sua madeira e fibras.
  Segundo Hans Stricker, Toni Banzer e Herbert Hilbe (2008) em seu livro "LIECHTENSTEINER NAMENBUCH - Die Personennamen des Fürstentums Liechtenstein"* (em tradução livre, O Livro de sobrenomes de Liechtenstein - Sobrenomes do Principado do Liechtenstein) que visou investigar e explicar os principais sobrenomes do pequeno Principado de Liechtenstein, o nome Birker (e suas variações encontradas no principado como Bieckher e Bierck), tem sua possível origem no nome da árvore de Birke (Betula alba), ou do nomes de habitações que existiam próximas das árvores Birke (Wohnstättennamen - nome de residência) que acabaram por denominar a família.
Birkenbaeumen
Fonte: https://www.gartenbista.de/garten/birkenbaeume-steckbrief-1062
    Além do sobrenome, a árvore também inspirou o nome de muitos vilarejos e locais. Vasculhando um antigo mapa dos impérios europeus encontrei Birkenberg.
Birkenberg
Fonte: https://www.wdl.org/pt/item/147/view/1/1/
    Outro local com a denominação "Birke" (infelizmente) é o antigo campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, que era localizado na cidade de Oswiecim, no sul da Polônia.
   Apesar do sobrenome Birk ter várias variações na sua origem europeia, o sobrenome Birk tem poucas variações no Brasil, se limitando ao Birk e Birck.

Brasão da família Birk

   O brasão da família Birk de fato não existe. Devemos lembrar que brasões de armas eram encomendadas para ramos específicos, ramos de poder financeiro e de influência, o que não era a realidade deste ramo da família Birk. Existem alguns brasões apresentados na internet, mas não são baseados em pesquisas genealógicas e nem em pesquisas históricas da família. Caso seja encontrado um brasão embasado em pesquisa genealógica/histórica da família, o mesmo será disponibilizado aqui de forma gratuita e com a devida explicação histórica.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Riograndense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Fontes consultadas: 
*Stricker, Hans; Banzer, Toni; Hilbe, Herbert. LIECHTENSTEINER NAMENBUCH - Die Personennamen des Fürstentums Liechtenstein. Band 3, Familiennamen (A - K), pg 79. Historischer Verein für das Fürstentum Liechtenstein, Vaduz 2008. (PDF)

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com. Seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Valorize esse trabalho!
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Origem do sobrenome Birk. Origem do sobrenome Birck. Surgimento do sobrenome Birk. Surgimento do sobrenome Birck.  Significado de Birck. Significado de Birk.

4 comentários:

  1. Muito interessante sua pesquisa. Obrigado por trazer a fundamentação teórica do nosso sobrenome. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ótima pesquisa. Não sabia que o brasão da família Birk/Birck não existia de fato nesse ramo. Obrigado por esclarecer e trazer a origem do sobrenome da nossa família. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela dedicação de pesquisar nossas origens. Até vc pesquisar essas pesquisas, que sei q demandaram muito do seu tempo, minhas informações eram cruzadas, não sabíamos nada certo. Muito bom saber a origem da família, n só do sobrenome , mas os lugares. Um dia vou visitar! Obrigada por tanto!

    ResponderExcluir
  4. O Professor Sérgio Birck, apresentou uma pesquisa findamentada com o brasão da família Birck, em 2010.

    Creio eu ter participado da divulgação da família BIRCK no FACE, objetivando a promoção de reunir as famílias espalhadas em território brasileiro, até aos dias de hoje, e vejo o resultado que almejei.

    ResponderExcluir