Peter Schneider e Elisabeth Schmidt

O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Ainda em pesquisa. Última atualização: 03/04/2024

    Peter Schneider nasceu em 11 de fevereiro de 1848 em Michelbach, Rheinland-Pfalz, Alemanha (clique aqui para ver mais) e foi batizado em 13 de fevereiro de 1848 em Biebern, Rheinland-Pfalz, Alemanha. Peter é filho de Anton Schneider e Maria Margaretha Lang (clique aqui para ler mais). Peter imigrou para o Brasil e chegou em 6 de setembro de 1853 junto com os seus pais. No Brasil, passou a ser chamado de Pedro Schneider. Apesar de não constar na placa de pioneiros de Santa Maria do Herval, a família de Pedro foi uma das pioneiras de Burgerberg, uma das regiões hoje pertencentes a Santa Maria do Herval.
    Pedro casou-se com Elisabeth Schmidt (gêmea) em 23 de novembro de 1869 na igreja de São Miguel de Dois Irmãos/RS. Elisabeth nasceu em 1846 em Perscheid, Alemanha e é filha de filha de Franz Schmidt e Anna Maria Braun. Elisabeth imigrou da Alemanha com seus pais e irmãos e chegou em São Leopoldo em 3 de setembro de 1847. 
Detalhe de Pedro Schneider e Elisabetha Schmidt
Registro católico de Casamento de Pedro Schneider e Elisabeth Schmidt em 23 de novembro de 1869 em Dois Irmãos/RS
Fonte: Registros da Igreja Católica, Dois Irmãos, São Miguel, Matrimônios
    Pedro e Elisabetha teve os seguintes filhos:
-Miguel Schneider (Sobrinho)* nasceu em 29 de maio de 1871 na localidade de Morro dos Bugres, atual cidade de Santa Maria do Herval/RS.
-Maria Schneider nasceu em 5 de julho de 1872 na localidade de Morro dos Bugres, atual cidade de Santa Maria do Herval/RS.
- Frederico Schneider (Sobrinho)*, nasceu em 6 de outubro de 1873 na localidade de Morro dos Bugres, atual cidade de Santa Maria do Herval/RS.
- João Schneider (Sobrinho)* nasceu em 28 de março de 1875 na localidade de Morro dos Bugres, atual cidade de Santa Maria do Herval/RS.
-Nicolau Schneider (Sobrinho)* nasceu em 10 de maio de 1876 na localidade de Morro dos Bugres, atual cidade de Santa Maria do Herval/RS.
-Catharina Schneider, nasceu em 27 de janeiro de 1878 na localidade de Morro dos Bugres, atual cidade de Santa Maria do Herval/RS.
- Maria Eva Schneider, nasceu em 29 de outubro de 1879 na Picada Santa Clara, atual cidade de Santa Clara do Sul/RS.
-Jacob Schneider, nasceu em 7 de abril de 1881 na localidade de Morro dos Bugres, atual cidade de Santa Maria do Herval/RS.
-João José Schneider nasceu em 14 de maio de 1883 na Picada Santa Clara, atual cidade de Santa Clara do Sul/RS.
-Antônio Schneider (Neto)* nasceu em 11 de fevereiro de 1885 na Picada Santa Clara, atual cidade de Santa Clara do Sul/RS.
-Francisco Xavier Schneider nasceu em 21 de maio de 1886 na Picada Santa Clara, atual cidade de Santa Clara do Sul/RS.
-Guilherme Schneider, nasceu em 21 de dezembro de 1887 na Picada Santa Clara, atual cidade de Santa Clara do Sul/RS.
-Vicente Schneider, nasceu em 9 de março de 1889 na Picada Santa Clara, atual cidade de Santa Clara do Sul/RS.
Família de Pedro Schneider e Elisabeth Schmidt.
Eles tiveram 13 filhos, 10 homens e 3 mulheres. Todos eles chegaram a vida adulta.
De pé da esquerda para a direita: Maria Eva, Catharina, Maria, Frederico, João Schneider Sobrinho, Nicolau e Miguel. Sentados ao centro: Pedro Schneider, sua esposa Elisabeth Schmitd e seu pai Antonio Schneider. Sentados na frente, da esquerda para a direita: João José, Jacob, Vicente, Guilherme, Francisco Xavier e Antônio.
Fonte da foto: Arquivo pessoal de Patrícia Schneider
Descrição: Eduardo Daniel Schneider
Irmãos Schneider - parte dos filhos homens do Pedro e da Elisabetha
Fonte da foto: Arquivo pessoal de Patrícia Schneider
    Pedro e Elisabetha foram um dos casais pioneiros de Santa Clara do Sul/RS. Pedro foi um grande construtor na região. A família trouxe da Alemanha o estilo enxaimel, onde seu avô Antonius Schneider já o praticava no Hunsrück. Pedro inclusive foi um dos construtores responsáveis da edificação da primeira capela do local (clique aqui para ler mais). Dos seus filhos, sabemos que a maioria sabia trabalhar com construção, mas de fato Guilherme e Nicolau continuaram a profissão do pai e bisavô.
    Quando vieram de Santa Maria do Herval para Santa Clara do Sul, Pedro comprou o lote no fim da rua principal que foi aberta. Lá construiu uma grande casa de estilo enxaimel e com um lindo piso de madeira. As terras contavam com uma área mais baixa, que fornecia água e onde também tinham um pequeno local onde extraiam pedras para fundações e construção de muretas. No local ainda podemos contemplar a linda casa e algumas das muretas de pedra. A propriedade atualmente é da família Bald.
O autor Eduardo Daniel Schneider (esquerda) e Rafael Lenhard (direita)
na frente da antiga casa de Pedro Schneider, filho de Anton. Esta casa é uma das poucas casas enxaimel da cidade de Santa Clara do Sul e a única que sabemos que efetivamente foi construída pelo senhor
Pedro Schneider, um dos construtores da capela/escola de Santa Clara do Sul. A técnica enxaimel foi trazida ao Brasil pela família. Na Alemanha o avô de Pedro também era construtor.
Atualmente a propriedade pertence a família Bald, que gentilmente nos mostrou a propriedade.
Muretas de pedras construída por Pedro e seus filhos
    Mais tarde Pedro vendeu um lote em sua propriedade, de frente para estrada, onde José Francisco Allgayer construiu uma grande casa comercial. Essa casa comercial mais tarde foi adquirida Alfredo Adams e existe até os dias atuais. 
Casa comercial da família Adams - ano de 2018
Como podem ver ainda tem sua construção original na entrada
    Elisabetha faleceu em 4 de janeiro de 1898 e foi sepultada no cemitério de Santa Clara do Sul/RS (a sepultura era identificada com uma pequena pedra que o descendente Rafael Arenhardt chegou a catalogar, mas que foi perdida e o local foi utilizada para uma nova sepultura).
Detalhe da inscrição na pedra que havia no túmulo - Rafael Arenhaldt usou uma folha de papel e um lápis para copiar a inscrição que havia na pedra
Elisabeth Schneider
geb Schmidt
Fonte da foto: Rafael Arenhaldt
    Pedro então casou-se em segundas núpcias com Catharina Baumgratz em 1907 (não existem detalhes sobre este casamento e quando Catharina faleceu e onde). Catharina também tinha filhos do seu primeiro casamento, mas Pedro e Catharina não tiveram filhos (ainda em pesquisa).
    Pedro faleceu em 8 de novembro de 1934 em Santa Clara do Sul/RS, aos 86 anos de idade, aonde ainda descansa ao lado de seus irmãos. A sua lápide foi retirada e hoje está no memorial do cemitério de Santa Clara do Sul/RS.
Foto do descanso final de Pedro Schneider no cemitério católico de Santa Clara do Sul/RS em minha visita ao local no ano de 2018

Obituário de Pedro Schneider e sua tradução (tradução de Eduardo Daniel Schneider)
Todesanzeige de Peter Schneider
Fonte: Acervo Benno Lermen, Instituto Anchietano de Pesquisas
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Tradução: 

Obituário e agradecimento
A todos que vivem distantes, amigos e parentes, trago a triste notícia de que Deus, em seu plano inescrutável, levou o meu querido segundo marido
Pedro Schneider
no dia 8 de novembro, por volta das 20h, bem preparado com os Santos Sacramentos, ele foi chamado para a eternidade. O falecido nasceu na Alemanha (Mosel). Com 5 anos ele veio para o Brasil e viveu até os 86 anos. Com sua primeira esposa ele viveu feliz por mais de 80 anos e com qual Deus abençoou com 13 filhos. Ela o precedeu na morte por 34 anos. Mais tarde casou-se comigo em segundas núpcias, vivemos felizes juntos por 27 anos. Ele suportou seus sofrimentos sempre com a graça cristã até que uma morte suave o libertou. Nos últimos tempos ele viveu na casa do seu filho Guilherme, onde encontrou-se em bons cuidados. Em seu túmulo choram sua Katrin (esposa Catharina), seus filhos, seus enteados e netos.
Muito obrigado de coração ao santo Vigário Padre Vier pelas visitas frequentes, pelo funeral solene e as palavras consoladoras na igreja. Muito obrigado ao nosso professor Ruschel e sua Associação de Coro (coral) pelas canções fúnebres no túmulo. Obrigado também ao Dr. Campani e Eggler pelos seus esforços. Obrigado ao velho Adam Franz, a todos os vizinhos que nos ajudaram e confortaram, e a todos que fizeram sua última homenagem ao querido falecido e decoraram seu túmulo com guirlandas e flores.
Paróquia de Santa Clara, 10 de novembro de 1934.
A esposa enlutada: Katharina Baumkraz Schneider.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
*Todos os primeiros filhos de Pedro e Elisabetha tiveram o nome em homenagem aos irmãos de Pedro e alguns assinavam o 'Sobrinho' após o nome, como por exemplo João Schneider Sobrinho que é o bisavô do autor. Antônio era em homenagem ao pai, mas não assinava o 'neto'.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Dados genealógicos

Pedro Schneider
Avô paterno: Anton Schneider
Avó partena: Susanna Josepha Linden
Avô materno: Caspari Lang
Avó materna: Eva Elisabeth Sulzbacher

Elisabeth Schmidt
Pai: Franz Schmidt
Avô paterno: Johannes Schmidt
Avó partena: Anna Catharina Denner
Mãe: Anna Maria Braun
Avô materno: Henrich (Henricus) Braun
Avó materna: Maria Agnes Simon
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] Blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Colaboradores: Arlei Daniel Schneider, Rafael Lenhard, Patrícia Schneider, Rafael Arenhaldt e Heinz Stangenberg (colaborou com os documentos da Alemanha).

Fontes consultadas: Registros religiosos de Dois Irmãos/RS, Lajeado/RS; Registros civis de Lajeado/RS e Santa Clara do Sul/RS.

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem.
Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Pesquise sua ascendência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário