Anton Schneider - 200 anos de história

Foto da família de Anton Schneider
Foto e descrição: Eduardo Daniel Schneider
O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Clique aqui para ver a genealogia.

    Neste ano, mais precisamente no dia 20 de dezembro de 2020, o patriarca da família Schneider, o senhor Anton Schneider (Antônio Schneider), estaria completando seus 200 anos de nascimento.
    Vindo da região do Hunsrück, Anton nasceu em 20 de dezembro de 1820, na pequena cidade de  Michelbach Alemanha, cerca de 11 minutos de carro da cidade de Kastellaun, Alemanha. Anton é filho do construtor/pedreiro Antonius Schneider e de Susannae Linden. Anton emigrou para o Brasil no ano de 1853, junto com sua esposa Maria Margaretha Lang e dos seus dois filhos, Peter Schneider e Jonnes Michael Schneider.
    Para comemorar esses 200 anos de história, nos próximos meses, vou falar um pouco da sua história e da história de seus filhos. 

Michelbach, o começo de tudo

    Michelbach é uma pequena comunidade com status de cidade (Ortsgemeinde), pertencente a uma associação de municípios (Verbandsgemeinde) com sede em Kastellaun, Alemanha. Atualmente, a cidade de Michelbach conta com cerca de 100  habitantes.
    Até pouco tempo, não se sabia a localização da casa onde Anton Schneider nasceu e viveu na Alemanha. Após várias tentativas de localização sem sucesso, consegui contato com o morador de Michelbach e também escritor, o senhor Peter Jürgen Stäb. O senhor Stäb conseguiu, através da contribuição de seus amigos, localizar a possível casa que a família de Anton Schneider vivia.
Casa "Schneirisch",  nome da casa derivado do sobrenome Schneider provindo dos seus proprietários originais
Hauptstraße, n° 12, Michelbach, Alemanha
A casa não existe mais, a foto é do ano de 1950
Fonte: Bildband Hausnamen
Dierichs, Nusse, Hannesbaste! Michelbacher Hausnamen.
Ein Bildband über Michelbacher Hausnamen. Erstellt im Jahre 2015 vom Arbeitskreis um Friedel Berg, Reiner Braun, Doris Michel, Harald Michel und Erich Michel
    Infelizmente a casa não existe mais, ficando apenas a fundação da antiga casa e o celeiro que também era da família Schneider. O senhor Stäb fez questão de gravar um vídeo do local exato onde a casa se localizava e do celeiro que ainda existe. 
    Caso queira ver mais vídeos de Michelbach, Alemanha acesse: https://peter-staeb.de/videos/
    O mais interessante é o método de construção da antiga casa, o enxaimel. O método de construção era muito comum na Alemanha, mas tem um significado especial para a nossa família, já que foi trazido para o Brasil pela família Schneider. Pedro Schneider, filho de Anton, construiu várias casas no estilo enxaimel na região de Lajeado e Santa Maria do Herval, incluindo a primeira escola/capela de Santa Clara do Sul/RS e a sua própria casa, que ainda está em perfeito estado depois de mais de 120 anos de construção (clique aqui para ler mais). Sabe-se que outros filhos e netos também aprenderam o ofício, passando-o de geração em geração.


Aguardem para mais postagens, até mais!

Saudações
Eduardo Daniel Schneider
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

2 comentários:

  1. Buenas noites Eduardo.... Belo resgate, que no gauchismo chamamos de Chasque.... ansioso pelo resgate dos filhos do Anton. Baita abraço.....

    ResponderExcluir
  2. Olá! Também sou descente de Antonio Schneider > Frederico > albino > otmar (meu avô). Também tenho cidadania Luxemburguesa (por outro sobrenome, Bourscheid). Estou curiosa por mais informações dos Schneider.

    ResponderExcluir