Nicolau Seger e Carolina Henrich

O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Ainda em pesquisa. Última atualização: 29/04/2024

    Nicolau Seger nasceu em 31 de março de 1882 em Morro dos Bugres, Santa Maria do Herval/RS (foi batizado na capela de São Francisco Xavier) (Morro dos Bugres era conhecida como Bugerberg e Santa Maria do Herval como TeeWald) e é filho de Peter Seger e Elisabeth Zimmer. Nicolau Seger casou-se com sua prima Carolina Henrich em 23 de junho de 1902 na igreja Matriz de São Miguel de Dois Irmãos/RS. Carolina Henrich nasceu em 21 de junho de 1882 em Picada Café/RS (foi batizada na igreja de São Miguel de Dois Irmãos) e é filha de Felipp Henrich e Maria Catharina Seger. (As datas de nascimento do casal são as encontradas nos registros de batismo de ambos e divergem da sepultura e de alguns outros documentos).
Nicolau Seger e Carolina Henrich
    Devido a sua consanguinidade de 3° grau, tiveram que apresentar no casamento religioso uma dispensa de impedimento, a qual consta em seu registro de casamento. Anos mais tarde eles também se casaram no civil, em 10 de abril de 1920 em Dois Irmãos/RS, a fim de legitimar os filhos (provavelmente isso ocorreu porque o cartorário de Santo Cristo não considerava filhos legítimos os filhos nascidos de casais apenas casados no religioso, portanto, na hora dos primeiro filho ou filha casar, sempre solicitavam que os pais também casassem para legitimar os filhos).
Registro católico de casamento de Nicolau Seger e Carolina Henrich
Fonte: Registros da Igreja Católica, Dois Irmãos, São Miguel, Matrimônios
    Nicolau Seger e Carolina Henrich possivelmente viveram em Birkenthal, Morro Reuter/RS, pois eram afiliados em picada São Paulo (próximo a Birkenthal) e a filha mais velha Anna Seger sempre contava histórias dessa região.
   Nicolau Seger e Carolina Henrich tiveram 15 filhos, mas não foram localizados todos pela falta de registros. Os primeiros filhos nasceram em Birkenthal e foram batizados na capela da picada São Paulo, são eles:
- Helma Alvina Seger nasceu em 3 de dezembro de 1905;
- Catharina Seger nasceu em 23 de maio de 1907;
- Jacob Alfonso Seger nasceu em 03 de setembro 1908;
- Philomena Irene Seger nasceu em 5 de fevereiro de 1910;
    Em 1912 Nicolau Seger e Carolina Henrich compraram um lote junto onde foi criada a sede Santo Christo da Colônia Boa Vista, o lote hoje se localiza na rodovia do contorno da cidade de Santo Cristo/RS. Em 7 de março de 1912 chegaram ao novo lote e começaram sua vida do zero no meio da mata virgem. Segundo o que a bisavó Anna Seger contava, eles foram a quarta família da nova colônia.
    Em Santo Christo, Nicolau Seger e Carolina Henrich tiveram os seguintes filhos*:
- João Seger nasceu em 29 de janeiro de 1915;
- Antônio Alfredo Seger nasceu em 30 de dezembro de 1916;
- Bertoldo Seger nasceu em 10 de janeiro de 1919;
- Rosalina Seger nasceu em  9 de setembro de 1920;
- Armindo Seger nasceu em 31 dezembro de 1921;
- Linus Seger nasceu em 22 de setembro de 1923;
*é provável que os 3 filhos que ainda faltam tenham nascido e falecido em Santo Cristo, pois existe um período de 1910 até 1915 sem filhos, época que mudaram para a nova colônia, e não há registros dessa época (ainda em pesquisa).
Bodas de ouro de Nicolau Seger e Carolina Henrich
“ NOSSOS CUMPRIMENTOS “.
“A foto nos mostra toda a descendência do casal jubilar no dia do casamento das bodas de ouro, Nicolau Seger e Carolina Henrich, foto tomada no dia 23 de junho de 1952 em Santo Cristo. Toda família do casal jubilar eram 15 filhos, dos quais 4 falecidos. Netos são 64, dos quais 7 falecidos, bisnetos são 6. O Sr. Seger nasceu em 30 de março de 1882 em "Teewald", e sua esposa Carolina Henrich, em 25 de junho em "Kaffeeschneis". Em 7 de março de 1912 a jovem família migrou, como uma das primeiras, para o bem novo assentamento Santo Cristo. Os filhos estão todos casados e residem, menos um, em Santo Cristo. Todos são leitores da revista Skt. Paulusblatt. “
Fonte: 
Skt. Paulusblatt
Recorte e tradução de Ovidio Hillebrand/Reprodução das redes sociais
    Nicolau Seger faleceu em 23 de outubro de 1968 e Carolina Henrich faleceu em 14 de agosto de 1956. Ambos estão sepultados junto ao filho Linus e a nora Rosalina, no cemitério católico da igreja matriz de Santo Cristo/RS.
Descanso final de Nicolau Seger e Carolina Henrich
Cemitério católico da igreja matriz de Santo Cristo/RS
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Dados genealógicos:
Nicolau Seger
Pai: Peter Seger
Avô paterno: Nicolaus Seger
Avó partena: Maria Catharina Peiffer
Mãe: Elisabeth Zimmer
Avô materno: Johann Zimmer
Avó materna: Anna Margaretha Knebel

Carolina Henrich
Pai: Felipp Henrich
Avô paterno: Johannes Henrich
Avó partena: Elisabeth Stengel
Mãe: Maria Catharina Seger
Avô materno: Peter Seger
Avó materna: Anna Maria Müllenbach
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] Blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Fontes consultadas: Registros civis de Dois Irmãos/RS e Santo Cristo/RS; Registro católico de Dois Irmãos/RS.

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem.
Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Pesquise sua ascendência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário