Leopoldo Ost e Maximiliana Schoffen

O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Ainda em pesquisa. Última atualização: 28/02/2021

    Leopoldo Ost nasceu em 17 de julho de 1901 em Montenegro/RS e é filho de Antônio Ost e Elisabetha Troes. Leopoldo casou com Maximiliana Schoffen primeiramente no religioso no ano de 1919 e mais tarde, em 28 de setembro de 1928, pelo registro civil de Santo Cristo/RS. Maximiliana nasceu em 6 de janeiro de 1899 em São Salvador, Montenegro/RS (hoje município de Tupandi/RS) e é filha de Pedro Schoffen e Christina Lef (Löf?).
Leopoldo e Maximiliana tiveram 12 filhos, todos nascidos em Santo Cristo/RS, são eles:
- Maria Leopoldina Ost nascida em 1920;
- Lúcia Clementina Ost nascida em 1921;
- Aloisio Germano Ost nascido em 1924;
- Benno Alberto Ost nascido em 1925;
- Amália Ost nascida em 1927;
- Alfredo Ost nascido em 1930;
- José Ost nascido em 1931;
- Erna Ost nascida em 1933;
- Maria Emelda Ost nascida em 1935;
- João Antônio Ost nascido em 1937;
- Maria Rita Ost nascida em 1939;
Leopoldo Ost, sua esposa e filha
Jornal do Dia - n° 3248/1957

O movimento de emancipação de Santo Cristo e um resumo da trajetória de Leopoldo Ost

    O marco inicial do processo de emancipação de Santo Cristo é o discurso de Jacob Sandri em 25 de julho de 1953 na festa do Milho de Santa Rosa/RS. Santo Cristo era um próspero distrito de Santa Rosa, mas vinha sofrendo por certo descaso por parte da administração da sede. Em um discurso de saudação feito por Jacob Sandri (então vereador de Santa Rosa/RS e que representava o distrito de Santo Cristo) para o então Governador do Estado Ernesto Dornelles, que estava presente para a festa do Milho de Santa Rosa, Jacob Sandri utilizou parte do tempo do seu discurso para lançar a ideia da emancipação de Santo Cristo. Esta ideia encontrou grande receptividade na comunidade santocristense e logo já se criou a comissão de emancipação encabeçada pelo próprio Jacob Sandri. A comissão era composta pela seguinte figuras: Comissão Pró-Municipalização com o Pe. Adolfo Gallas como presidente de honra; Jacob Sandri, como presidente; o Dr. Ronchi como primeiro vice-presidente; Hemetério de Wallau, segundo vice-presidente; Alfredo Ost e José Paulino Stein, como secretários; e os tesoureiros Fridolino Müller e Leopoldo Ost.
    O movimento de emancipação de Santo Cristo culminou em um plebiscito de emancipação. Este plebiscito foi realizado no dia 20 de dezembro de 1953 e cujo resultado foi de 1.487 votos favoráveis contra 43 (Fonte: IBGE cidades). Santo Cristo passou a ser município pela Lei nº 2.602 de 28 de janeiro de 1955 e a instalação solene foi no dia 1º de janeiro de 1956, em ato presidido pelo Dr. Tito Montenegro Barbosa, juiz de Direito de Santa Rosa.
    Jacob Sandri pelo partido PSD (Partido Social Democrático) junto com Leopoldo Ost  pelo partido PDC (Partido Democrata Cristão) formaram a chapa vencedora das primeiras eleições de Santo Cristo/RS que foram realizadas em 3 de outubro de 1955. Jacob e Leopoldo fizeram um brilhante trabalho no seu primeiro mandato (1956-1959), tendo como principal marco do mandato a construção do prédio da atual prefeitura, o investimento na educação e a ótima saúde financeira do município.
    No segundo mandato que concorreram (3° mandato da prefeitura de Santo Cristo), Jacob Sandri  concorreu pelo partido PSD e seu vice Leopoldo Ost concorreu pelo partido PDC (Partido Democrata Cristão), formando a chamada Ação Democrática Parlamentar (ADP). Na época, Jacob Sandri não teve opositor para o cargo de prefeito, mas Leopoldo Ost teve que vencer seu opositor, na qual obteve uma boa diferença de votos (segundo mandato de Jacob Sandri e Leopoldo Ost - 1964-1968, clique aqui para ver todos os prefeitos e vice prefeitos de Santo Cristo/RS).
    Leopoldo Ost, juntamente com Jacob Sandri, foram responsáveis pelo grande desenvolvimento do município naquela década, o que levou o município de Santo Cristo a ser o detentor detentor do maior índice de alfabetização entre todas as comunas brasileiras (municípios) (clique aqui para ler mais). Em agosto de 1966 Jacob Sandri pediu afastamento do cargo de prefeito de Santo Cristo/RS e Leopoldo Ost assumiu a prefeitura. 

O falecimento de Leopoldo Ost

    Em 21 de outubro de 1966, cerca de apenas três meses após assumir a prefeitura, Leopoldo Ost faleceu na viagem de retorno de Porto Alegre, viagem que fazia para buscar recursos para Santo Cristo/RS. 
    Leopoldo Ost estava na parte final da viagem de Santo Ângelo para Santa Rosa onde aparentemente dormia no ônibus. Ao chegar em Santa Rosa tentaram acordar o senhor Ost, foi quando descobriram que ele havia falecido. A causa da morte seria uma trombose cerebral. 
    Ainda hoje Leopoldo Ost é lembrado pelo seu legado. Seu nome está gravado na principal escola estadual do município de Santo Cristo. A associação escolar que surgiu em sua homenagem, hoje é a principal e maior escola do município e uma das maiores escolas estaduais da região.  No ano de 2021 a escola contava com cerca de 700 alunos, mas já chegou a contar com cerca de 2000 alunos.
Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost
Foto das redes sociais
    A esposa de Leopoldo Ost, Maximiliana, faleceu prematuramente em 28 de fevereiro de 1945 em Santo Cristo/RS em consequência de um ferimento infeccionado que evoluiu para septicemia grave.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Fontes consultadas: Registro civil dos municípios de Montenegro/RS, Santo Cristo/RS, Santa Rosa/RS.

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário