Em 1956, Santo Cristo/RS era destaque nacional no combate ao analfabetismo

Recorte do Jornal do Dia
Jacob Sandri (centro) e Leopoldo Ost (direita)
O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa!

    A principal reportagem da edição 3.117 do ano de 1957 do Jornal do Dia, jornal de circulação estadual, era a seguinte:
SANTO CRISTO, DETENTOR DO MAIOR ÍNDICE DE ALFABETIZAÇÃO ENTRE TODAS AS COMUNAS BRASILEIRAS

    Isso mesmo que você leu, Santo Cristo era destaque nacional de educação. Um ano depois da divulgação dos dados, que provavelmente ocorreu em 1956, repórteres do Jornal do Dia (jornal de Porto Alegre e de circulação estadual) visitaram o município e fizeram uma completa análise do município, estudando o desenvolvimento dos seus mais de 26.700 habitantes. Entre os principais destaques foi a força do homem do campo baseada em uma expressiva produção de soja e de sua organizada cadeia produtiva na suinocultura (exportava mais de 60.000 cabeças de suínos ao ano).

      Após a análise minuciosa do município teve-se a seguinte conclusão:
    "Sem dúvida esse pequeno município mantém conforme dados estatísticos por nós verificados o 1º lugar entre as comunas brasileiras quanto ao índice de alfabetização. Com o percentual de 93,58% de alfabetizados, apesar de recém criado, Santo Cristo nos dá brilhante atestado de capacidade. Esse laurel tão expressivo foi conseguido graças a diversas providências tomadas pelo poder municipal, entre outras, a de destinar mais de 1/3 da receita arrecadada à instrução pública. E pensamento, do edil, senhor Jacob Sandri, aumentar, na medida do possível, os recursos em favor da melhoria do nível cultural, eliminando as possíveis lacunas porventura existentes nessa parte da administração. Dentro do ensino municipal a pouca burocracia existente entre governantes e governados, tornou possível a consecução dessa grandeza ímpar no terreno da instrução pública. A preocupação máxima do responsável pelo destino do município é de fazer uso de todos os meios disponíveis em benefício dos problemas educacionais, afim de que a luta por uma vida melhor não apresente facetas insoláveis ao povo dessa privilegiada região."
Jacob Sandri
Foto restaurada digitalmente pelo autor
Foto: reprodução da internet
    Com toda a certeza, Jacob Sandri e seu vice prefeito Leopoldo Ost, (que inclusive faleceu na volta de uma das suas inúmeras viagens a Porto Alegre em busca de recursos para Santo Cristo), foram figuras importantes para o desenvolvimento da educação de Santo Cristo. São dezenas as viagens para Porto Alegre documentadas pelos mais diferentes jornais do estado, todas em busca de recursos para os mais diferentes fins, reuniões com deputados e com o governador, todos em busca do desenvolvimento do nosso município.
    Quando falamos da educação também precisamos dar destaque ao Reverendo Pároco Padre Adolfo Gallas (clique para ler mais). Padre Adolfo foi uma das figuras mais importantes para o desenvolvimento do município. Hoje em dia, Padre Adolfo é principalmente conhecido pela construção da Igreja Matriz de Santo Cristo (clique aqui para ler mais), pelas instituições e pela rua que leva seu nome. Nas palavras do vereador Claudio Wilibaldo Loeblein, foi Padre Adolfo que trouxe harmonia ao ambiente de discórdia nos anos que ele assumiu como pároco, sendo possível o tamanho desenvolvimento do município. 
    Padre Adolfo sem dúvida foi um dos responsáveis diretos pela desenvolvimento das instituições de ensino do nosso município. Infelizmente Padre Adolfo faleceu precocemente em 1956, pouco tempo depois de completar seu jubileu de prata. Na nota de pesar da câmara municipal escrita pelo vereador Claudio Wilibaldo Loeblein lemos o seguinte:
    "No setor de Educação e Instrução públicas, deixou perene e indelével o marco de sua atuação. Na organização de inúmeras sociedades escolares e na carinhosa seleção de elementos para seu magistério paroquial, pôs o Revmo. Padre Adolfo em relêvo seu espírito de iniciativa e hoje os fatos estão a comprovar o acerto e a eficácia de suas medidas. Foram seus desmedidos esforços que trouxeram para Santo Cristo e aqui fizeram estabelecer-se os dedicados Irmãos Lassalistas e as Irmãs do Amor Divino e é, indiscutivelmente, ao Padre Adolfo que cabe a maior parcela do mérito de ser Santo Cristo, na atualidade, a cidade mais alfabetizada do Brasil."
Padre Adolfo Gallas
Foto restaurada digitalmente
Arquivo do autor
    A unidade em busca do desenvolvimento do município por parte de seus governantes políticos e religiosos, trouxe a Santo Cristo, em 1956, o título de cidade com maior índice de alfabetização entre todas as comunas do Brasil. Que Santo Cristo dos anos de 50, sirvam de exemplo para nossos governantes, o progresso só vem a partir da educação do seu povo e da unidade em busca do desenvolvimento!
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte: 
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] Blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Fontes consultadas:
Jornal A Federação: Orgam do partido Republicano (RS) - 1884 a 1937 (memoria.bn.br); 
Jornal do Dia - 1947-1966 (memoria.bn.br)

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com e seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Valorize esse trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário