Roberto Schallenberger e Catharina Luísa Mombach

Robert und Lúwis
O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Ainda em pesquisa. Última atualização: 06/02/2021

    Roberto Schallenberger nasceu em 8 de junho de 1905 em São Pedro, Maratá/RS e é filho de Augusto Schallenberger e Thereza Joner (clique aqui para ler mais). Roberto casou-se, primeiramente no religioso, no ano de 1928 em Santo Cristo/RS com Catharina Luísa Mombach. Catharina Luísa é filha de Carlos Mombach e de Catharina Leopoldina Escher (clique aqui para ler mais) e nasceu em 10 de fevereiro de 1912 em Cafundó, Montenegro/RS. Anos mais tarde, para legitimar os filhos perante a lei casaram também no civil em 24 de junho de 1940.
    Roberto e Catharina Luísa tiveram os seguintes filhos (todos nascidos na comunidade da Dona Belinha, Santo Cristo/RS):
- Lúcia Schallenberger, nasceu em 14 de fevereiro de 1944 (clique aqui para ler mais).
    Catharina Luísa, conhecida por todos apenas por "Lúwis", era uma mulher muito querida na comunidade principalmente entre as crianças. Sua casa ficava bem na frente de uma parada de ônibus e ela acolhia as crianças para tomar um mate doce enquanto esperavam a chegada do ônibus. A tradição do mate doce passou de geração em geração. Sua filha Laura passou essa tradição para os netos de "Lúwis" e os seus netos passaram a tradição para os bisnetos. 
    Roberto não era diferente. Era uma pessoa de bom coração e que tinha um grande paixão pelos seus animais. Sempre gostava de manter uma bonita "junta de bois". Além de ajudar na lida do campo, os bois eram seu meio de transporte nos passeios da família.
    Roberto Schallenberger e Catharina Luísa Mombach também eram donos de um famoso bar na próximo ao salão da comunidade.
    Roberto faleceu em 20 de agosto de 1975 e Catharina Luísa faleceu em 26 de janeiro de 1984. Ambos estão sepultados no cemitério católico de Linha Dona Belinha, Santo Cristo/RS, juntamente com seu filho Camálio Otto Schallenberger. Camálio faleceu em 13 de junho de 1996 e era solteiro.
Foto da lápide da Sepultura de Roberto e Catharina
Cemitério de Linha Dona Belinha, Santo Cristo/RS
Arquivo particular
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Fontes consultadas: Registro civil dos municípios de Montenegro/RS, Brochier/RS, Maratá/RS, Santo Cristo/RS.

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário