Paula Leite de Miranda - Tia Paula

O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Ainda em pesquisa. Última atualização: 08/05/2022

    Paula Leite de Miranda nasceu em 7 de junho de 1911 em Santo Antônio das Missões/RS. Paula é a filha mais nova de Vasco Leite de Miranda e Tolentina Dias (clique aqui para ler mais).
Paula Leite de Miranda
Rainha do Carnaval do Clube Harmonia
    Em 14 de março de 1936 casou com Gomercindo Garcia. Gomercindo era caixeiro viajante, nasceu em Santiago em 25 de dezembro de 1920. Gomercindo é filho de Alfredo Garcia da Rosa e Dona Fausta de Freitas. Depois do casamento, Paula passou a se assinar Paula de Miranda Garcia. 
    Paula e Gomercindo tiveram apenas 1 filho (ainda não encontrado o registro de nascimento e falecimento).
    Gomercindo faleceu de pneumonia em 4 de julho de 1936 em São Luiz Gonzaga/RS sem ver o seu filho nascer. Infelizmente o filho do casal também faleceu prematuramente de difteria aos dois anos de idade.
    Segue um pequeno resumo da sua carreira acadêmica publicada no site da Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga/RS:

    Na idade escolar, Paula frequentou a Escola Elementar, hoje Escola Estadual Senador Pinheiro Machado. Foi aluna do mestre João Aloysio Braum na Escola Elementar e, alguns anos depois, foi seu colega na mesma escola, em 1931, época em que iniciou sua carreira no magistério público. Após concluir o curso elementar, foi estudar em Porto Alegre, onde concluiu o Curso Ginasial e o Normal no Instituto de Educação General Flores da Cunha.
    Como atuante no magistério, trabalhou em São Luiz Gonzaga, Cerro Largo e Cruz Alta. Além do curso de Educação Física, Paula fez especialização em Administração Escolar, ambos em Porto Alegre. Em 14 de outubro de 1981, foi-lhe concedido o título de “Educadora Emérita” pelo governador do Estado na época, José Augusto Amaral de Souza. Além de professora, Paula era atleta e se dedicou a diversas modalidades esportivas, como tênis, voleibol e lançamento de dardo.
Recorte do Jornal O Pioneiro - Caxias do Sul/RS
Ano de 1981 - homenagem recebida pelo dia do professor
    Paula também possuía inclinação artística e musical. Dentre os instrumentos preferidos estavam o bandoneon e o violão. Paula dedilhava e cantava no seu violão a música “Para mim a chuva no telhado”, da Balada da Caridade. Foi essa música que Paula, paraninfa da turma, tocou e cantou por ocasião de formatura em 1966, da 3ª Turma de Magistério do INSA, Escola Salesiana de São Luiz Gonzaga.
    Após sua aposentadoria, levou uma vida ativa, com muitas leituras, programas de TV, passeios matutinos, palavras cruzadas e prática de horticultura. Além disso, manteve estreita convivência com o numeroso grupo de sobrinhos, os quais cunharam o designativo “Tia Paula”. Após comemorar seus 80 anos, Paula faleceu por problemas pulmonares no dia 23 de junho de 1991, em São Luiz Gonzaga, e foi sepultada no cemitério municipal junto ao esposo e filho.

    No ano de 1992, segundo a Lei Municipal n° 2.574, Paula de Miranda Garcia foi homenageada pelo povo são-luisense com o nome de uma praça:

LEI MUNICIPAL – O que diz a Lei Municipal nº 2.574 de 1992 que institui a denominação da praça do núcleo habitacional Jardim Centenário como Praça Paula de Miranda Garcia: “Prefeito Municipal de São Luiz Gonzaga. Faço saber que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:
Art 1º - A praça do Núcleo Habitacional Jardim Centenário, localizada entre as ruas Aparício Mariense, Venâncio Aires, Borges de Medeiros e Rua nº 01, passa a denominar-se PAULA DE MIRANDA GARCIA. [...]

    No município de São Luiz Gonzaga, onde atuou, tem hoje uma praça denominada Praça Paula Miranda Garcia em sua homenagem.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Fontes consultadas: Registro civil de São Luiz Gonzaga/RS; Registro Civil de Santo Antônio das Missões/RS; Familysearch; Site da Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga/RS; Arquivo particular da família Leite de Miranda;

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário