Sociedade Escolar União Auxiliar da Linha Revolta - Santo Cristo/RS

Aula Candida
Santo Christo - Linha Revolta
20 de julho de 1935
Professor Leopoldo Ames
Foto de arquivo pessoal
O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! 

Transcrição do texto publicado no jornal A Federação: Orgam do partido Republicano (RS) - 1884 a 1937 (Ano 1933/Edição 81)*

Extrato dos Estatutos da "Sociedade Escolar União Auxiliar da Linha Revolta"**

I - Denominação, fins e séde da Sociedade:
Com a denominação de "Sociedade Escolar União Auxiliar da Linha Revolta", fundou-se no dia 1° de Janeiro do corrente ano (1933***), na localidade de "Linha Revolta", 4° distrito do município de Santa Rosa, Estado do Rio Grande do Sul, onde tem sua séde, uma sociedade escolar, com o fim de prestigiar moralmente e amparar financeiramente a pessoa legitimamente nomeada e empossada no cargo de professor paroquial catolica (Aula Candida) da Linha Revolta.

II - Da administração e representação da sociedade:
A administração da Sociedade cabe a uma Diretoria eleita por votação secreta, em Assembléa Geral, pelo espaço de tres (3) anos e composta de 1 Presidente, 1 Thesoreiro e 1 Secretario. A reeleição é permitida.
O presidente em exercicio representará a Sociedade ativa e passiva, judicial e extra-judicialmente.

III - Da reforma dos Estatutos:
Os estatutos são reformaveis no todó ou em parte, com excepção da denominação da Sociedade e o instituido nos artigos 1 e 2, por meio duma Assembléa Geral em que comparecerem, no minimo 2/3 dos socios e desde numero dos socios presentes, votarem 2/3 pela reforma. Si na primeira convocação não comparecer o numero acima indicado, será convocada segunda reunião da Assembléa, que funcionara com qualquer numero de socios.

IV - Da responsabilidade dos socios:
Os socios não respondem subdiariamente pelas obrigações sociaos. Os compromissos e debitos sociaes são garantidos unicamente pelo patrimonio social.

V - Da dissolução e destino do patrimonio social:
No caso de dissolução, que só se poderá verificar si o numero de socios baixar de 5 ou por deliberação unanime da Assembléa Geral, extinguindo-se neste caso a pessia juridica e o patrimonio social deve ser destinado para fins de utilidade comum, como determinam os estatutos, cabendo ao vigário da paroquia de Santo Christo decidir a respeito.

Linha Revolta, 1° de Janeiro de 1933.

A Diretoria:

João Sebastião Haubert - Presidente.
Bernardo Franken - Thesoreiro.
Nicolau Hippler - Secretario.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
*Fontes consultadas:  "Jornal A Federação: Orgam do partido Republicano (RS) - 1884 a 1937 (memoria.bn.br)"
**Os erros de ortografia existentes são oriundos da publicação original. O texto é fiel ao existente no jornal. 
*** Comentário do autor.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário