Se você chegou agora, sugiro que leia primeiramente este tutorial:
Tutorial 1: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/2019/06/como-pesquisar-sua-ascendencia.html
Pesquisando em livros Históricos do Familysearch
No segundo tutorial, vou abordar a segunda pergunta que mais recebo, como pesquisar nos livros históricos de batismos, casamentos e óbitos.
Antes de começar a pesquisa devemos compreender o caráter históricos da criação dos nossos municípios. A grande maioria deles fazia parte de município maiores antes de se emancipar e ainda existem alguns que nem registro cível tem. Antes de começar a gastar com busca de registros no cartório, vamos tentar sozinhos.
Onde estão os livros históricos?
Na parte superior, nos Menus, vá em Pesquisar < Catálago.
Vai abrir a seguinte página:
Nesta página você vai ficar no pesquisar por localidade (já está selecionado automaticamente). Nessa aba você vai digitar da seguinte forma:
"cidade", "estado/província", "país"
Desta forma ele vai lhe dar as possibilidades de auto preenchimento. Você deve clicar sobre 1 delas para o programa identificar o que você pretende pesquisar.
Após identificado, clique em pesquisar.
No exemplo eu pesquisei o município de Santo Cristo/RS/Brasil. Santo Cristo é um município que foi emancipado em 1955, porém começou a ser povoado em 1910. O seu registro civil iniciou apenas em 1924. Digamos que na sua pesquisa você chegou a conclusão que seu ascendente nasceu em 1920 em Santo Cristo/RS (que azar!) , você deve pesquisar nos registros anteriores. Você deve se perguntar, " a que município Santo Cristo pertencia". Se você ainda não entende do históricos do municípios consulte o site do IBGE. Uma maneira mais fácil e rápida é pesquisar diretamente no Google. Digite no Google "Nome do município, IBGE, Histórico", pronto! Ai você vai ter tudo o que precisa saber!
Outra maneira, mas as vezes não tão eficiente é olhar o Google Maps e procurar o maior município da proximidade.
Voltando aos livros.
No caso de Santo Cristo/RS apenas temos o livro civil. Geralmente, nos livros civis temos os nascimentos escaneados desde o início do cartório até cerca de 1950 e o mesmo acontece para os registros de casamento. Isso ocorre para a proteção das pessoas ainda vivas e evitar possíveis golpes. Quanto aos livros de falecimento, eles estão escaneados geralmente até início dos anos 2000.
Outra coisa importante de saber é de que os livros civis começaram a ser elaborados aproximadamente em 1880, ano no qual se tornou obrigatório no país. Antes disso, existiam apenas os livros "religiosos", sendo que a sua maioria são católicos (você deve saber a religião da sua família, muitas famílias alemãs eram Evangélicos ou Luteranos).
Outra coisa importante de saber é de que os livros civis começaram a ser elaborados aproximadamente em 1880, ano no qual se tornou obrigatório no país. Antes disso, existiam apenas os livros "religiosos", sendo que a sua maioria são católicos (você deve saber a religião da sua família, muitas famílias alemãs eram Evangélicos ou Luteranos).
Quando você clicar sobre o alvo da pesquisa (no nosso caso vamos clicar sobre o registro civil) ele vai abrir uma uma nova página.
Na nova página vai ter os detalhes do livro e mais para baixo vamos ter os seguintes índices:
Geralmente eles estão organizados por tipo de evento (Nascimento, casamento e óbito) e a data/período. Onde está escrito Microfilme temos o número do Microfilme e número do item. Se não houver número do item, o microfilme inteiro se refere a aqueles eventos.
Bem no lado direito podemos ter diferentes símbolos, sendo que apenas quando temos uma câmera sozinha ele está disponível para podermos ver. Alguns casos temos uma câmera com uma chave, onde só é possível acessar o microfilme na Igreja acompanhado de um supervisor porque o arquivo está protegido por direitos autorais.
Vamos continuar. Clique sobre a câmera do primeiro arquivo (lembrando que os nascimentos estão compreendidos nos ítens 4-8).
Agora já estamos no livro. A esquerda temos as ferramentas de navegação:
+: usado para dar zoom;
-: usado para diminuir zoom;
Quadrado com centro branco: para abrir a página selecionada;
Próximo é para tela inteira.
No livro temos as páginas e as folhas pretas com o número, esses são os itens. No caso da imagem acima estamos vendo o item 1. Para chegar no item 4 devemos rolar para baixo até encontrar o item 4 (folha preta com o número 4). O item 1, nesse caso, não é o livro que pretendemos consultar. Então vamos ao item 4.
No item 4 iniciam os livros de "Nascimentos vol. A1-A5, Abr/1924 - Out/1931 (Alguns volumes contém registros de eventos ocorridos em anos anteriores misturados e fora de ordem)".
Após a imagem com o item 4 temos a capa do livro onde as vezes conseguimos identificar o ano que o livro (item) compreende. Livros civis geralmente tem no seu início ou no final os seus índices, porém livros religiosos não tem nenhum índice (vai ter que ler o livro inteiro para achar algo ou até não achar). Por isso a importância de ter datas e locais aproximados. Em alguns casos fiquei 10 horas pesquisando em livros católicos (sem índices) e não encontrei nenhum registro dos meus antepassados.
No começo da sua pesquisa, geralmente você vai apenas trabalhar com livros civis, mas quando mais você vai se aprofundando você vai trabalhar com livros cada vez mais precários e sem índices.
Primeiro passo, leia com atenção. Registros contem dicas importantes para entender sua árvore genealógica. Vamos a eles:
-Registro de óbito: Data do óbito, se era viúvo (a) (companheiro/a faleceu antes daquela data), nome dos filhos e com quem eram casados (no civil depende do cartorário), data de nascimento ou idade (podes calcular o ano de nascimento aproximado), em alguns casos cita a cidade de que era natural (nasceu), nome dos pais, local de enterro (localizar sepulturas), etc. Alguns ainda citam o cartório de nascimento e casamento.
-Registro de Casamento: cita nome dos pais, data e local de nascimento, idade, se for civil e já forem falecidos pode ter uma anotação ao lado da folha sobre a notificação e averbação de falecimento com todos os dados e cartório, etc.
- Registro de nascimento: Nome dos pais e avós, data exata de nascimento, alguns contem a data de nascimento dos pais e a sua cidade de origem, etc.
É possível montar o quebra cabeça com essas informações.
Mas como não perder a página? Fácil. Eu uso dois modos. Eu montei um Excel onde coloco todos os links das páginas que encontrei e uso também a ferramenta do programa de anexar fontes.
No lado direito tem um botão azul "Anexar a árvore familiar", quando estiver sobre a página clique no botão e insira as informações. Na hora de selecionar uma pessoa, você copa o ID da pessoa e clica. No fim ele vai pedir que tipo de informação aquela pagina contem sobre essa pessoa, você então escreve. Por exemplo, "óbito de fulano de tal".
Ele vai salvar essa informação no perfil da pessoa na aba "Fontes".
Digamos que você tenha encontrado um óbito de um familiar, esse familiar já esteja cadastrado por outra pessoa, anexe a fonte porém não modifique a data ainda. Considere seu amigo de pesquisa, mande uma mensagem para ele e diga que encontrou o registro e mande o link, pergunte se você pode o modificar. Assim é que se faz amizades na pesquisa, trocando "figurinhas", talvez ele te ajude mais para frente!
Pronto, agora você já sabe o básico para entender como pesquisar nos livros de nascimento, óbitos e casamentos.
No próximo tutorial vou ensinar como conferir os dados.
Tutorial 3: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/2019/06/como-pesquisar-sua-ascendencia_1.html
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]
Valorize esse trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário