Brasão de Armas de Mompach
Fonte: Comuna de Mompach
O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa!
Mathias Mompach nasceu em 11 de março de 1787 em Echternach, Grão-Ducado de Luxemburgo (Familienbuch von Echternach 1638-1800), filho de Johann (Joannis) Mompach (Johann nasceu em 22 de agosto de 1746 e faleceu em 13 de março de 1800 em Echternach) e de sua segunda esposa Apollonia Reuter (clique sobre o texto para ler mais). Sua família viveu em Echternach por sucessivas gerações, o que pode ser comprovado pelos documentos da família que se encontram em Echternach. Mathias Mompach foi o primeiro luxemburguês a imigrar ao Brasil no ano de 1828. No Brasil o sobrenome passou a ser escrito Mombach, trocando o "p" pelo "b".
Brasão de Armas de Mompach Fonte: Comuna de Mompach |
Echternach é uma pequena comuna na divisa com a Alemanha (clique para ver o mapa). Fonte da imagem: Google Maps Todos os direitos reservados |
Apesar de ser conhecido a origem de Mathias Mombach e sua família, uma pequena cidade com um pouco mais de 1300 habitantes no interior de Luxemburgo vem chamando atenção entre os descendentes da família Mombach do Brasil, a pequena cidade de Mompach/Mompech. Mompach é pertence ao distrito de Grevenmacher e ao cantão de Echternach e tem o mesmo nome da antiga denominação do sobrenome do imigrante Mathias.
Mompach (clique para ver no mapa) Ao norte é possível ver Echternach onde a família Mombach vivia. A distância entre as cidades é de apenas 9,4km (10 minutos de carro) Fonte da imagem: Google Maps Todos os direitos reservados |
Apesar de ainda não ser possível relacionar a cidade de Mompach com a origem do sobrenome, o local vem sendo alvo de peregrinação dos descendentes de Mathias Mombach (Mompach), principalmente para tirar fotos junto da placa de entrada da cidade, buscando uma ligação do seu imigrante com o país.
Minha ida a cidade de Mompach para conhecer a cidade e tirar a tradicional foto. Agosto de 2019 Clique aqui para ver a localização da placa. |
Para se deslocar até Mompach até é relativamente fácil, único problema são a pouca frequência das linhas de ônibus (é zona rural). Geralmente os descendentes estão hospedados na capital (Luxemburgo) e o local fica a 40 km da capital.
Usamos o aplicativo mobiliteit.lu (disponível na PlayStore) para fazer a rota. O aplicativo pesquisa as linhas de trem e ônibus para fazer o trajeto. Em Luxemburgo o sistema de transporte é interligado, o que significa que com uma única passagem (passe diário) você pode viajar o país inteiro. Compramos nossa passagem na Gare Central da capital e fomos de trem até Wasserbilling. Lá pegamos o ônibus até Mompach. Foi relativamente fácil, mas ficamos um tempo sentados em Wasserbilling até chegar o ônibus.
Gare de Wasserbilling, a espera do ônibus para Mompach (Clique aqui para ver mais) |
Chegada a Mompach |
Fotos de Mompach, Luxemburgo
A pequena igreja de Saint-Remi em Mompach Clique aqui para ver a localização da igreja. |
Mapa de indicação de localização de Mompach no mapa de Luxemburgo |
Cruz datada de 1869 |
Oratório nas ruas de Mompach Esse mesmo estilo de oratórios foram trazidos pelos imigrantes ao Brasil |
Paisagens rurais de Mompach |
Paisagens rurais de Mompach |
Paisagens rurais de Mompach |
Fotos de descendentes de Mathias Mombach que visitaram Mompach
(envie sua foto também)Eduardo Goulardt Dapper visitando Mompach Eduardo é pentaneto de Mathias Mombach |
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]
Valorize esse trabalho!
Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.
Pesquise sua ascendência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário