Padre Adolfo Gallas: o eterno Pároco de Santo Cristo/RS

Padre Adolfo Gallas
Foto restaurada digitalmente
O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Ainda em pesquisa! Última atualização: 07/08/2022

    Quando escutamos o nome de Pe. Adolfo Gallas em Santo Cristo/RS e região, automaticamente nos remetemos a construção da igreja matriz de Santo Cristo/RS, bem como nos anos áureos do seminário Pe. Adolfo Gallas. 
    Padre Adolpho Gallas foi uma das figuras mais importantes da região do noroeste do estado, tanto religiosamente bem como líder comunitário.
 
Vida religiosa de Padre Adolfo Gallas

    Adolfo Gallas nasceu na recém criada Colônia Serro Azul, atual município de Cerro Largo/RS em 24 de abril de 1905. Adolfo é filho de José Gallas e Maria Theresa Gauer (clique aqui para ler mais).
    Não se sabe ao certo o ano em que despertou o interesse pela vida religiosa no padre Adolfo Gallas, mas em entrevista com César Henrique Winkelmann (primo de padre Gallas) conseguimos mais detalhes. O que se conta na família é que padre Gallas foi inspirado a entrar na vida religiosa pela visita de irmãs católicas vindas da Áustria, as quais se abrigaram na casa de seu pai José Gallas. Não apenas Adolfo entrou para a vida religiosa, mas também duas das suas irmãs (Luiza e Anna) viraram irmãs religiosas (Luiza foi a primeira candidata do Brasil a  se tornar irmã das Filhas do Amor Divino).
    Adolfo Gallas começou seus estudos em Serro Azul, onde fez o seu curso primário. Depois ingressou no seminário Central de São Leopoldo (também denominado Seminário provincial de São Leopoldo) onde fez seus estudos eclesiásticos.
    Em 24 de outubro de 1930, foi ordenado subdiácono conforme o que foi registrado no jornal "Staffeta Riograndese".
Ordenação de subdiácono de Adolfo Gallas, publicado na Staffeta Riograndense
Fonte: Staffeta Riograndense, 12 de novembro de 1930, Edição 26.
    Em 17 de junho de 1931, Adolfo Gallas recebeu das mãos de Dom Hermeto José Pinheiro, na catedral de Uruguaiana, a ordenação sacerdotal, celebrando sua primeira missa solene na Matriz de Cerro Largo/RS no dia 21 de junho de 1931.
Igreja  Matriz de Serro Azul (atual município de Cerro Largo/RS)
Fonte: Arquivo de Ovidio Hillebrand (Reprodução das redes sociais)
    Após a sua ordenação, o agora Padre Adolfo Gallas, trabalhou primeiramente na paróquia de São Gabriel/RS como coadjutor. No fim do ano de 1932 foi transferido para Cacequi/RS, onde no período de 1932 a 1935 foi Cura na então Capela Nossa Senhora das Vitórias. Com a elevação da capela para paróquia, Padre Adolfo Gallas assumiu como primeiro pároco da paróquia Nossa Senhora das Vitórias da Cidade de Cacequi/RS, trabalhando no período de 1935 a 1937.
   Em 1937, Padre Adolfo Gallas assumiu como pároco a paróquia Ascensão do Senhor de Santo Cristo/RS (criada em 25 de julho de 1922 pelo bispo de Uruguaiana Dom Hermeto José Pinheiro). Padre Gallas veio para assumir o posto que ficou vago após a transferência do Padre Preussler (em 1936) para São Luiz Gonzaga (interinamente de 1936 até 1937 a paróquia ficou aos encargos do Pe. Leopoldo Kuhn de Santa Rosa/RS).
Padre Adolfo Gallas no atendimento da comunidade
Recorte cedido por Ovidio Hillebrand (Nova Petrópolis/RS)

Padre Adolfo Gallas, líder comunitário e referência no combate ao analfabetismo
 
    Na nova paróquia de Santo Cristo/RS, Padre Adolfo Gallas se tornou referencia na comunidade em geral, principalmente no que tange como líder religioso, comunitário e no combate do analfabetismo. Tamanho o seu sucesso na área escolar, que Santo Cristo passou a ostentar por muitos anos o título de "Detentor de maior índice de alfabetização entre todas as comunas brasileiras" (clique aqui para ler mais).  
Homenagem ao reverendo Pe Adolfo Gallas 
Patrono da Escola da Linha Revolta, Santo Cristo/RS
    Padre Adolfo sem dúvida foi um dos responsáveis diretos pela desenvolvimento das instituições de ensino do município de Santo Cristo. Em seu falecimento, na nota de pesar da câmara municipal escrita pelo vereador Claudio Wilibaldo Loeblein, lemos o seguinte:
    "No setor de Educação e Instrução públicas, deixou perene e indelével o marco de sua atuação. Na organização de inúmeras sociedades escolares e na carinhosa seleção de elementos para seu magistério paroquial, pôs o Revmo. Padre Adolfo em relêvo seu espírito de iniciativa e hoje os fatos estão a comprovar o acerto e a eficácia de suas medidas. Foram seus desmedidos esforços que trouxeram para Santo Cristo e aqui fizeram estabelecer-se os dedicados Irmãos Lassalistas e as Irmãs do Amor Divino e é, indiscutivelmente, ao Padre Adolfo que cabe a maior parcela do mérito de ser Santo Cristo, na atualidade, a cidade mais alfabetizada do Brasil."

Igreja Matriz -  a grande obra arquitetônica de Padre Adolfo Gallas

    Quando assumiu a paróquia de Santo Cristo em 1937, padre Gallas tinha em suas mãos um igreja pequena, no estilo enxaimel, e iniciou um sonho ambicioso para a comunidade, uma belíssima e nova igreja matriz, a altura da fé do povo.
    A ideia de construir uma nova igreja surgiu logo após a sua chegada, porém a segunda guerra mundial acabou por atrasar seus planos para a construção.
    Após o fim da II Guerra Mundial, em 1947, é retomada a ideia da construção da nova igreja. A diretoria, juntamente com o pároco Gallas, estabeleceram que cada sócio daria um suíno para a construção da nova igreja e o pessoal da cidade o valor de uma suíno de 75Kg.
    Foram várias as campanhas de arrecadação de fundos, festas e até leilões de honrarias (como as três primeiros golpes de pás e os primeiros toque de sinos), todas elaboradas pelo Pe Gallas e abraçadas pela comunidade. A comunidade, sob supervisão de Pe Gallas, se revezava nos mutirões da construção da igreja.
Foto das obras da igreja
Fonte da foto: Reprodução do Museu Municipal de Santo Cristo/RS
    Infelizmente Pe. Gallas não conseguir ver a sua belíssima obra completamente finalizada. Apesar disso, uma das últimas celebrações antes de sua morte foi a Missa de Páscoa de 1956, a qual foi registrada em um LP para o programa hora católica (clique aqui e escute). Essa também foi a primeira celebração realizada na nova igreja matriz antes da sua inauguração oficial.

O falecimento de Padre Adolfo Gallas

    No dia 17 de junho de 1956, enquanto festejava seu jubileu de prata de sacerdócio, junto a comunidade de Santo Cristo, Padre Adolfo Gallas passou mal e teve que ser levado ao hospital local onde foi atendido pelo médico local o senhor Severino Ronchi. 
    Em princípio pensava-se que o mal estar se tratar apenas da emoção de completar 25 anos de sacerdócio (além da pressão que recorria sobre ele na construção da nova e imponente igreja Matriz), porém ao passar dos dias percebeu-se tratar de uma enfermidade mais grave. Devido aos poucos recursos da época não foi possível determinar a causa da sua enfermidade e a sua condição foi piorando.
    Na paróquia, Padre Gallas já não podia mais exercer as suas obras e a comunidade para tentar reverter a situação, realizava novenas a fim de ajudar a tentar recuperar a saúde de seu estimado pároco.
    Em fins de agosto, já em um estado avançado de enfermidade, foi realizado procedimento cirúrgico com especialistas de Santo Ângelo/RS. Padre Gallas acabou não resistindo ao procedimento e veio a falecer no dia 27 de agosto 1956. Em seu óbito consta que sua morte foi causada por insuficiência cardíaca pós-operatória, sendo a causa mortis principal uma úlcera duodenal penetrando no pâncreas e colecistite calculosa (clique aqui para ler mais) (a úlcera duodenal atualmente é conhecida como úlcera terebrante).
    A comunidade ficou abalada com a perda precoce do querido pároco. Para seu sepultamento, compareceram autoridades e dezenas religiosos de toda a região (párocos, padres, irmãs religiosas), incluindo o bispo diocesano Dom Luis Felipe de Nadal que realizou as cerimônias fúnebres.
  Em sua homenagem hoje a rua da igreja matriz leva o nome de Pe. Adolfo Gallas, bem como o seminário da cidade.
Homenagem a Padre Adolpho Gallas ao lado da igreja matriz (anteriormente ficava na praça da frente da igreja)

Curiosidade: o peso de Padre Adolfo Gallas 

    Em 19 de maio de 1948, no Correio Riograndense, na coluna "dos municípios", em uma matéria descontraída onde discorria dos esforços do pároco Pe. Adolfo Gallas para a construção da nova igreja matriz, o colunista escreveu o seguinte:

    Santo Cristo
    Nosso vigário que deve ser o mais pesado do Estado (120 quilos) não tem poupado esforços, afim de arrumar o material suficiente para a nova Matriz, cujos trabalhos serão iniciados o mais breve possível.

    Pe. Gallas não gostou da indicação incorreta sobre seu peso e tratou de escrever uma carta de reclamação ao jornal. O colunista então publicou uma nova matéria, na edição de 1 de setembro de 1948, onde corrigiu a informação :

    Santo Cristo
    Uma reclamação
    Recebemos uma carta original. Tínhamos dado a notícia de que o vigário mais pesado (fisicamente, é claro), era o Padre Adolfo Gallas desta Paróquia. Julgamo-lo à vista: 120 quilos. E eis que a missiva em questão está achando que fizemos pouco de suas graxas, pois faltam ainda uma arroba e um quilo, pois seu peso real é de 136 quilos!!! Se jogasse box, não haveria peso pesado que lhe ganhasse. E apesar de tão gordo, o Padre Gallas é ágil como uma lebre.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Fontes consultadas: Registro civil de Guarani da Missões/RS; Registro Civil de Santo Cristo/RS;

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário