Igreja de São Sebastião do Caí/RS

O SÃO SEBASTIÃO REBATIZADO PELOS ÍNDIOS: A IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ E O EMPREENDEDORISMO DOS PADRES GERMÂNICOS

O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Texto adaptado por Lidiane Fraga. Última atualização: 21/12/2022

    São Sebastião nasceu na cidade de Narbona, na França, em 256 d.C. Seu nome de origem grega, Sebastós, significa divino, venerável. Ainda pequeno, sua família mudou-se para Milão, na Itália, onde ele cresceu e estudou. Sebastião optou por seguir a carreira militar como o pai. O imperador romano Maximiano não sabia que Sebastião era cristão. Não sabia também que Sebastião, sem deixar de cumprir seus deveres militares, não participava dos martírios nem das manifestações de idolatria dos romanos. Por isso, São Sebastião é conhecido por ter servido a dois exércitos: o de Roma e o de Cristo. Sempre que conseguia uma oportunidade, visitava os cristãos presos, levava uma ajuda aos que estavam doentes e aos que precisavam. Denunciado por um soldado, o imperador se sentiu traído e mandou que Sebastião renunciasse à sua fé em Jesus Cristo. Sebastião se negou a fazer esta renúncia. Por isso, Maximiano mandou que ele fosse morto para servir de exemplo e desestímulo a outros. Maximiano, porém, ordenou que Sebastião tivesse uma morte cruenta diante de todos. Assim, os arqueiros receberam ordens para matarem-no a flechadas. Eles tiraram suas roupas, o amarraram num poste no estádio de Palatino e lançaram suas flechas sobre ele. Ferido, deixaram que ele sangrasse até morrer. Por isso, a figura que temos desse santo, popularmente é dele, amarrado a uma árvore, com várias flechas em seu corpo. No Brasil, há várias localidades com esse nome, mas somente aqui há O São Sebastião do Caí (Caahy)na linguagem dos índios guarani, rio da mata, uma referência ao rio, que era rodeado por densa vegetação. Logo, o Santo recebe a denominação indígena, marcando a localidade.
    A Paróquia de São Sebastião foi criada em 1⁰ de julho de 1879, desmembrando-a definitivamente de São José do Hortêncio. Porém, sem um local para a realização das missas, as primeiras foram celebradas na casa de Antônio Guimarães, e por vezes também nas casas de João Ely e Lino do Santos.
    Entretanto, nem tudo são flores...
    Nos livros de registros da Cúria Metropolitana encontram-se duas licenças concedidas para a construção de Capelas:
- A Primeira licença tem data de 1 de Julho de 1864 e foi solicitada por Quintino José da Silva Guimarães para a edificação de uma Capela nas terras doada por Francisco Mateus, com a invocação a São Bernardo.
- A segunda, tem a data de 25 de Julho de 1864 e foi solicitada por Antônio da Silva Magalhães para edificar uma Capela com a invocação a Santo Antônio.
    Para acabar com os desentendimentos entre os irmãos, cada um querendo a Capela em um lugar e um santo diferente, Dom Sebastião Dias Laranjeiras propôs que o Santo Padroeiro fosse São Sebastião seu protetor. A Capela acabou sendo construída nas terras de Francisco Mateus, então Exmo. Bispo D. Sebastião Dias Laranjeiras doou a primeira imagem de São Sebastião esculpida em madeira.
    A benção da pedra fundamental realizou-se em meados de Novembro de 1864, mas foram precisos vários anos para a construção da Matriz, pois tendo faltado dinheiro, as obras ficaram interrompidas durante muito tempo. A construção da atual Igreja deu-se entre os anos de 1873 e 1879.
    Em 5 de Julho de 1879 ocorreu a benção do novo templo, o sermão festivo foi em língua lusitana, seguida da Procissão da imagem de São Sebastião.
    Em 1883 padre Carlos Teschauer foi nomeado Vigário e começou então a construção da torre, cuja planta é de autoria de Costa Gama, o mesmo construtor da barragem no Caí.
Foto da igreja
 Jornal Fato Novo/Reprodução
    Em 15 de Agosto de 1886 padre Carlos benzeu solenemente a cruz de pedra da torre, que foi erguida na presença de muitos paroquianos. A torre tem 34 metros de altura, e por muito tempo foi a torre mais alta de todas as igrejas da colônia Alemã.
Antigo cartão postal da Igreja
 Jornal Fato Novo/Reprodução
    A primeira decoração interna da Matriz foi feita pelo Irmão Leigo Hampesch, e aperfeiçoada pelo Ir. Loerken. A atual pintura artística deu-se em 1924.
Foto atual da igreja
Fonte da Foto: Lidiane Fraga
    Algumas datas e fatos interessantes:
· Por volta de 1850, o Vilarejo era atendido por Triunfo;
· 1º de julho de 1863, foi feita a Provisão de Dom Sebastião para a construção da Capela dedicada a São Sebastião;
· A visita de Dom Sebastião com a benção da pedra fundamental se deu em 13 de novembro de 1864;
· A criação da Paróquia ocorreu em 1 de julho de 1879;
Placa comemorativa dos 125 anos da paróquia.
Fonte da Foto: Lidiane Fraga
· A primeira festa de São Sebastião foi em 25 de janeiro de 1880;
· A posse do primeiro Pároco: Pe. Carlos Blees, SJ (1881-1883);
Lista de párocos exposta na igreja
Fonte da Foto: Lidiane Fraga
· A primeira festa solene do padroeiro só ocorreu em 24 de janeiro de 1909;
· Em 1910 foi comprada a Casa Canônica, e a vinda das Irmãs da Congregação de Santa Catarina VM – Criação do Colégio para Meninas (logo ao lado, onde hoje é a Escola estadual Ginásio) e em 1912 pelos irmãos Maristas foi criado o colégio dos meninos com o nome de Colégio Santo Antônio.;
Placa de agradecimento as Irmãs da Congregação de Santa Catarina V.M.
Fonte da Foto: Lidiane Fraga
· Entre vários Párocos que ocuparam a administração da Igreja está no 6º Pároco o Pe. Teodor Amstadt–SJ (1918-1920), Padre fundador do Banco Rural, hoje Banco Sicredi.
· A saída das irmãos Marista de São Sebastião do Caí, ocorreu em 14 de dezembro de 1921, e em 1926 foi fechada a Escola dos Meninos.
· A aquisição das imagens de Santa Rita e São Sebastião do Caí, (1,20m), ocorreram em 1983, à reforma dos altares em 1985.
· O padre Edvino Puhl era uma pessoa muito respeitada e admirada na cidade, em 05 de agosto de 1978, recebeu o titulo de Cidadão Caiense. No dia 11 de julho de 1988, o Pe. Edvino Puhl faleceu e no mesmo ano a Praça João Pessoa, que está em frente à Igreja passa a receber o seu nome em sua homenagem.
Identificação da sepultura de Edvino Puhl
Fonte da Foto: Lidiane Fraga
· A igreja está sempre aberta para visitas e orações. Fica no centro, de fácil localização, em frente à praça. Agora, período natalino, é um lindo passeio para se fazer com a família, pois a cidade investe muito no Natal na Praça, com casinha do Papai Noel, dim-dim, sem mencionar a tranquilidade local. Endereço para os interessados: Rua Henrique D’Avila, nº 712, Bairro Centro, São Sebastião do Caí, RS.

Fonte da Foto: Lidiane Fraga

Na parte superior da entrada, estão pintadas as letras gregas alfa (α) e ômega (Ω) :o início e o fim, remetendo à nossa passagem na Terra, (da vida terrena, à vida Celestial) e depois a cruz coberta com o manto: a vida eterna protegida, a salvação da alma garantida; três imagens, três etapas, três estágios: vida, morte, pós-morte.
Descrição 
e Foto: Lidiane Fraga

São José, São Sebastião e Santo Antônio no altar principal
Descrição e Foto: Lidiane Fraga

Fonte da Foto: Lidiane Fraga

O altar principal conta com detalhes de unas e folhas de parreiras, representando o vinho, o sangue de Cristo
Descrição e 
Foto: Lidiane Fraga

Os cordeiros de Deus bebem a água que cai do Cálice Sagrado, como uma Pia Batismal, rodeado e abençoado pelo Espírito Santo
Descrição e Foto: Lidiane Fraga

O altar principal conta com detalhes de unas e folhas de parreiras, representando o vinho, o sangue de Cristo
Descrição e Foto: Lidiane Fraga
No altar lateral estão as talhadas as letras alfa e ômega (α Ω) e os trigos, representando o corpo de Cristo
Descrição e Foto: Lidiane Fraga
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Fraga, Lidiane. [Nome da publicação] Blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho! Referencie!

Fontes: Textos adaptados por Lidiane Fraga de Jornal Fato Novo e site da prefeitura de São Sebastião do Caí;
Fotos: Lidiane Fraga (atuais) e Jornal Fato Novo (antigas).

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem.
Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Pesquise sua ascendência!
https://eduardodanielschneider.blogspot.com/2019/06/como-pesquisar-sua-ascendencia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário