Joannes Michael Schneider e Sara Roth

O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Ainda em pesquisa. Última atualização: 19/03/2024

    Joannes Michael Schneider nasceu em 2 de agosto de 1852 em Michelbach, Rheinland-Pfalz, Alemanha e  é filho de Anton Schneider e Maria Margaretha Lang (clique aqui para ler mais). Joannes Michael Schneider imigrou para o Brasil chegando juntamente com seus pais e irmão Pedro em 6 de setembro de 1853. Eles se estabeleceram na colônia Baumschneiß (atualmente Dois Irmãos/RS), na parte que era conhecida como Burgerberg (Morro dos bugres), atualmente a cidade Santa Maria do Herval/RS. 
Joannes Michael Schneider
Ele tinha a cabeça inclinada para o lado devido a uma picada de escorpião que sofreu no ombro.
Fonte: Álbum Jubilar de Santa Clara do Sul/RS - Recorte
    Joannes Michael Schneider casou com Sara Roth em 16 de junho de 1873 na igreja São Francisco Xavier de Burgerberg (pertencente a freguesia/paróquia de São Miguel de Dois Irmãos/RS). Sara Roth nasceu em 1852 e é filha dos pioneiros de Burgerberg Philipp Roth e Maria Catharina Ferst. No Brasil Joannes Michael Schneider passou a ser chamado apenas de Michael Schneider e nome em português como Miguel Schneider.
Registro religioso do casamento de Joannes Michael Schneider e Sara Roth
Brasil, Rio Grande do Sul, Registros da Igreja Católica, Dois Irmãos > São Miguel > Matrimônios.
    Miguel Schneider e Sara Roth viveram até 1874 em Burgerberg e então foram residir onde hoje atualmente é Santa Clara do Sul/RS. Eles tiveram 10 filhos (ainda em pesquisa, foram localizados por hora apenas os registros de 9 filhos), todos nascidos em Santa Clara do Sul:
- Theodor Schneider nasceu em 25 de abril de 1876 (batizado em Estrela/RS);
- Mathilde Schneider nasceu em 21 de junho de 1878 (batizado em Estrela/RS);
- Valentin Schneider nasceu em 31 de dezembro de 1879 (batizado em Estrela/RS);
- Julio Schneider nasceu em 27 de dezembro de 1881 (batizado na capela São Francisco Xavier em Santa Clara do Sul/RS);
- Adolfo Schneider nasceu em 5 de maio de 1884 (batizado na capela São Francisco Xavier em Santa Clara do Sul/RS);
- Anna Teresa Schneider nasceu em 27 de março de 1886 (batizado na capela São Francisco Xavier em Santa Clara do Sul/RS);
- Reinoldo Vicêncio Schneider nasceu em 16 de junho de 1890 (batizado na capela São Francisco Xavier em Santa Clara do Sul/RS);
- Felippe Alberto Schneider nasceu em 23 de junho de 1893 (batizado na capela São Francisco Xavier em Santa Clara do Sul/RS);
- Rudolfo Schneider nasceu em 17 de março de 1895 (batizado na capela São Francisco Xavier em Santa Clara do Sul/RS).
    No ano de 1904 a família toda mudou para a recém criada colônia de Cadeado no distrito de Ijuy, Cruz Alta/RS (atualmente município de Boa Vista do Cadeado/RS), sendo um dos primeiros moradores da colônia.
    Apenas alguns 1 ano depois da chegada na nova colônia, Sara contraiu uma doença estomacal e veio a falecer cerca de um ano depois, em 11 de julho de 1908. Miguel viveu em Boa Vista do Cadeado até o ano de 1928, quando foi residir junto com seu filho Adolfo em Tucunduva/RS (na época Tucunduva pertencia ao distrito de Santa Rosa, que por sua vez pertencia a Santo Ângelo/RS). Miguel faleceu em 14 de janeiro de 1929 em Tucunduva/RS.
--------------------------------------------------
Obituários de Joannes Michael Schneider e Sara Roth

    Os obituários de Miguel e Sara são muito bem escritos, principalmente o de Sara, que provavelmente foi escrito por Miguel. Ele contém todas as datas importantes para família, incluindo as datas das principais dificuldades que a família passou. Veja a seguir os obituários e suas respectivas traduções realizadas por mim:

- Sara Roth: 
Todesanzeige de Sara Schneider, nascida Roth
Fonte: Acervo Benno Lermen, Instituto Anchietano de Pesquisas
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Obituário e agradecimentos. 

Estou trazendo a triste notícia para parentes e amigos que moram longe, que o Deus Todo-Poderoso levou minha querida esposa, nossa mãe e avó.

Sarah Schneider, nascida Roth foi chamada de volta para a eternidade. Ela nasceu em Baumschneiß*, município de São Leopoldo, em 10 de fevereiro e 1854, onde se casou comigo em 1873, deu à luz 10 filhos, um deles já falecido, e deixou também 13 netos. Em 1874 emigramos para o que então era a selva do Alto Taquary, onde hoje é Santa Clara. Lá vivemos a grande seca de 1877, o ano do rato de 1878 e a revolução de 1890-1894. Em 1904 migramos para a nova colônia do Cadeado, no município de Cruz Alta. Aqui nos esperavam dois anos de trabalho duro; todo colono sabe que trabalho pode ser encontrado na selva e os primeiros dois anos também foram ruins. Apareceram secura e gafanhotos, de modo que houve uma preocupação real em obter o pão de cada dia. Durante esse período difícil, ela sempre foi uma boa conselheira de sua família e cuidou de sua casa com nobre abnegação e sacrifício. Ela morreu em consequência de uma doença estomacal que começou em agosto do ano passado e, infelizmente, não pôde mais ser curada com cuidados médicos. Mas nos consolamos porque ela morreu bem preparada pelos últimos ritos Santos. Com o coração tocado agradecemos a todos que que consolaram a querida falecida no seu leito de doença, bem como aqueles que acompanharam a peregrinação terrena até ao seu lugar de descanso final. Além disso, obrigado ao Sr. Nikolau Renz pelo belo discurso no túmulo e especialmente ao “Cadeadensen Verein Frohsinn”** e seu maestro Aloys Tschiedel pelas belas canções no túmulo.
Encomendamos a sua alma às orações dos fiéis.
Cadeado, 7º Distrito de Cruz Alta, 13 de julho de 1908.
Em nome dos familiares enlutados:
Michael Schneider.

*Baumschneiß: Sara nasceu em Santa Maria do Herval/RS, que na época pertencia a colônia alemã Baumschneiß (atualmente Dois Irmãos/RS) e a colônia fazia parte do município de São Leopoldo/RS;
**“Cadeadensen Verein Frohsinn” foi um grupo masculino de canto de Boa Vista do Cadeado/RS. Em tradução livre o nome do grupo seria Associação Cadeense Ser Feliz (ser alegre). 
Tradução: Eduardo Daniel Schneider

- Joannes Michael Schneider:
Todesanzeige de Miguel Schneider
Fonte: Acervo Benno Lermen, Instituto Anchietano de Pesquisas
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Obituário e agradecimentos. (Tradução: Eduardo Daniel Schneider)

A todos os parentes distantes, amigos e conhecidos, venho trazer a dolorosa notícia que Deus Todo-Poderoso levou o nosso querido pai, avô e bisavô Michael Schneider no dia 14 de janeiro, às 10 horas da noite, bem preparado com todos os santos sacramentos finais para uma vida melhor após a morte. O falecido nasceu em 29 de julho de 1851 no distrito administrativo de Trier (Alemanha)* e veio ainda criança com os pais para o Brasil, onde passou a juventude no município de São Leopoldo**. Em 1873 ele se casou com Sara Rod. Com ela teve 11 filhos ***, dos quais 3 o precederam na morte. Em 1874 mudou-se para Lajeado e foi um dos primeiros fundadores do Santa Clara. De lá migrou para Venâncio Ayres**** e mudou-se para Cadeado em 1903 como um dos primeiros moradores. Há um ano ele mudou-se com seu filho Adolfo para Tucanduva – Santa Rosa, onde faleceu após três meses de grave doença. Sua esposa o precedeu na eternidade há anos. Ele deixa 8 filhos, 46 netos e 11 bisnetos. Como era um dos primeiros moradores do Cadeado, quando ainda não havia capela, deixava os padres rezarem a santa missa na sua casa.
Gostaríamos de agradecer muito ao  Vigário de Santa Rosa-Burica pelos santos sacramentos da morte (extrema unção) assim como ao Sr. Pedro Comoly pelas palavras de conforto em casa e no túmulo. Muito obrigado também a todos os vizinhos, especialmente a família Savallisch, que nos ajudou e ficou ao nosso lado nos dias difíceis.

Tucanduva, Santa Rosa, 26 de janeiro 1929.

Os filhos enlutados:
Theodor, Mathilde, Valentin, Adolf, Therese, Reinold, Albert e Rodolfo Schneider.

* o nascimento de Miguel foi em 2 de agosto de 1852 em Michelbach, Rheinland-Pfalz, Alemanha, que fazia parte da igreja de Trier na época;
** Miguel viveu onde hoje é o o município de Santa Maria do Herval/RS;
***Existe divergencia desse obituário com o da esposa que provavelmente tenha sido escrito pelo Miguel. No de Sara consta que eles tiveram 10 filhos (até agora 9 registros localizados);
****Eu creio que Venâncio Ayres foi apenas uma parada para ir até a colônia Cadeado, sendo apenas uma moradia provisória.
Tucandúva=Tucunduva.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Dados genealógicos

Joannes Michael Schneider
Avô paterno: Anton Schneider
Avó partena: Susanna Josepha Linden
Avô materno: Caspari Lang
Avó materna: Eva Elisabeth Sulzbacher

Sara Roth
Pai: Philipp Roth
Avô paterno: Gotthard Roth
Avó partena: Susanna Ricke
Mãe: Maria Catharina Ferst (Fürst em alguns documentos)
Avô materno: Peter Ferst
Avó materna: Maria Sophia Leusch
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] Blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Fontes consultadas: Registros católicos de Dois Irmãos/RS, Estrela/RS e Lajeado/RS; Registros civis de Boa Vista do Cadeado/RS, Horizontina/RS. Álbum Jubilar de Santa Clara do Sul - Pe Alberto Traesel (edição impressa)

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem.
Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Pesquise sua ascendência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário