Anton Schneider e Maria Margaretha Lang

Foto da família de Anton Schneider
Foto e descrição: Eduardo Daniel Schneider
O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa!

    Anton Schneider nasceu em 20 de dezembro 1820 em Michelbach, Rheinland-Pfalz, Alemanha (clique aqui para ver onde fica Michelbach/DE), filho de Anton (Antonius) Schneider e Susanna Josepha Linden. Anton casou-se com Maria Margaretha Lang em 12 de fevereiro de 1847 em Kastellaun, Rheinland-Pfalz, Alemanha. Maria Margaretha Lang é filha de Casper Lang e Eva Elisabeth Sulzbacher e nasceu em 26 de outubro de 1825 em Reich, Rheinland-Pfalz, Alemanha. Ambos emigraram junto com os seus dois filhos em 6 de setembro de 1853. Ambos da religião católica. Anton Schneider no Brasil adotou o nome de Antonio Schneider. (Leia mais aqui: Anton Schneider - 200 anos de história.)

Registro da Chegada de Anton Schneider, sua esposa Maria Margarida e seus dois filhos, Pedro e Miguel. É possível ver que o ofício dele era sapateiro, religião católica e a pátria Prússia. O filho Pedro tinha 5 anos e o filho Miguel 1 ano. A idade de Anton era 32 e de Maria 28.
Fonte: “Entrada de imigrantes alemães em São Leopoldo vol. C333 1824-1853”
“Liste der Auswanderer aus dem früheren Kreis Simmern (Hunsrück) nach Brasilien” pg 27
Lista de chegadas no Brasil organizada por comunidades Alemãs do Hunsrück.
Chegada de Anton e sua esposa ao Brasil - 1853. 
Na lista ainda aparece a irmã de Anton que chegou no ano de 1846
    Antonio Schneider, Maria Margaretha e seus dois filhos se estabeleceram em Morro dos Bugres (Burgerberg), onde atualmente fica a cidade de Santa Maria do Herval/RS.  
    Antonio e Margaretha tiveram os seguintes filhos: 
- Maria Catharina Schneider, nasceu em 10 de outubro de 1849 em Michelbach, Rheinland-Pfalz, Alemanha e foi batizada em 13 de dezembro de 1849 em Bierbern, Rheinland-Pfalz, Alemanha. Maria Catharina faleceu em 16 de janeiro de 1850 em Michelbach, Rheinland-Pfalz, Alemanha; 
- João Schneider, nasceu em 23 de agosto de 1856. Foi batizado em 25 de agosto de 1856 em Morro dos Bugres, São Miguel, Dois Irmãos, Rio Grande do Sul, Brasil, atual cidade de Santa Maria do Herval/RS; 
- Nicolau Schneider, nasceu em 17 fevereiro de 1859. Foi batizado em 24 de março de 1859 em Morro dos Bugres, São Miguel, Dois Irmãos, Rio Grande do Sul, Brasil, atual cidade de Santa Maria do Herval/RS; 
- Marianna (Maria Ana) Schneider nasceu em 1 de março de 1862. Foi batizada em 3 de março de 1862 em Morro dos Bugres, São Miguel, Dois Irmãos, Rio Grande do Sul, Brasil, atual cidade de Santa Maria do Herval/RS.
    Depois de envelhecerem, Anton Schneider e Maria Margaretha Lang foram residir em Picada Aurora, com seu filho Frederico (Picada Aurora atualmente faz parte do município de Santa Clara/RS). Em Santa Clara também residia os filhos Pedro, João e Nicolau. Marianna instalou-se com seu esposo em Estrela/RS.
O autor Eduardo Daniel Schneider (esquerda) e Rafael Lenhard (direita)
na frente da antiga casa de Pedro Schneider, filho de Anton. Esta casa é uma das poucas casas enxaimel da cidade de Santa Clara do Sul e a única que sabemos que efetivamente foi construída pelo senhor
Pedro Schneider, um dos construtores da capela/escola de Santa Clara do Sul. A técnica enxaimel foi trazida ao Brasil pela família. Na Alemanha o pai de Anton era construtor.
Atualmente ela é de propriedade da família Bald, que gentilmente nos mostrou a propriedade.
    Os irmãos Schneider, como eram conhecidos, se tornaram referencial de devoção católica e de ajuda comunitária em Santa Clara do Sul/RS. Inclusive o filho Pedro foi um dos responsáveis pela construção da primeira capela de Santa Clara do Sul/RS (clique aqui para ler mais), sendo que São Francisco Xavier, santo padroeiro da capela (e atualmente da cidade) foi escolhido pela devoção que Antonio e seus filhos tinham pelo santo.
    Antonio Schneider faleceu com quase 84 anos de idade no Município de Santa Clara do Sul/RS, no dia 14 de junho de 1907. Sua esposa faleceu no ano de 1883 em Santa Clara do Sul/RS (registro ainda não encontrado).
    O local de descanso final de Antonio e sua esposa, foi o antigo cemitério de Santa Clara do Sul/RS que foi desativado aproximadamente em 1921 e “demolido” em 1961 para dar lugar para a construção do salão paroquial da cidade. Não existe prova de que foi feito o translado dos restos mortais da família para o novo cemitério, mas muitos não foram registrados e tantos outros não foram transferidos. Também não existem registros escritos e nem registro fotográfico detalhados do antigo cemitério e de suas lápides.
Todesanzeige de Anton Schneider
Acervo Benno Lermen

Instituto Anchietano de Pesquisas
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
(Clique aqui para ler mais sobre o antigo cemitério de Santa Clara do Sul/RS).
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Dados genealógicos

Anton Schneider
Pai: Anton (Antonius) Schneider (Michelbach)
Avô paterno: Henricus Schneider
Avó partena: Anna Marie Barbarae nuss
Mãe: Susanna Josepha Linden
Avô materno: Joannes Georgius Linden
Avó materna:

Maria Margaretha Lang
Pai: Caspari Lang
Avô paterno:
Avó partena:
Mãe: Evae Elisabeth Sulzbacher
Avô materno:
Avó materna:
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Colaboradores: Arlei Schneider; Heinz Stangerberg.

Fontes consultadas: Registros da igreja católica de Dois Irmãos/RS - Livro de batismos; Registros da igreja católica das cidades alemãs de Bierbern e Kastellaun (Familienbuch); Familysearch.

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Pesquise sua ascendência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário