Manoel Rodrigues Nené e Anna Joaquina da Conceição

O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa!(Pesquisa em andamento)

    Manoel Rodrigues Nené nasceu aproximadamente em 1825 em Alegrete/RS. Casou-se com Anna Joaquina da Conceição em São Francisco de Assis/RS. Anna Joaquina nasceu aproximadamente em 1829 (provavelmente em Rio Pardo/RS) e era filha de Serafim José Martins e Maria Joaquina da Conceição. Manoel e Anna Joaquina, viviam em São Francisco de Assis/RS. Como a região era da paróquia de São Borja, os primeiros filhos foram batizados na igreja São Francisco de São Borja e a partir de 1857, os filhos passaram a ser batizados em São Francisco de Assis/RS. Manoel e Anna Joaquina, provavelmente moravam nas terras da família de Anna Joaquina.
    Eles tiveram os seguintes filhos:
- Firmina Joaquina Nenê nasceu aproximadamente em 1846, casada com Benedito Corrêa de Lemos
- Florência Joaquina Nenê nasceu aproximadamente em 1847, casada com Manuel Corrêa de Lemos
- João Rodrigues Nenê nasceu em setembro de 1848 (faleceu ainda novo?);
- Carolina Joaquina Nenê nasceu em 1854 casada com Augusto Vicente de Jesus;
- Maria Joaquina Nenê nasceu em 24 de outubro de 1855, casada com Bernardino Luiz Dornelles
- Francisco Rodrigues Nenê (faleceu ainda novo?)
- Amabilia Joaquina Nenê casada com Horácio Marques dos Santos
- Martiniano Rodrigues Nenê casado com Clara Nunes Pereira (irmã do Hilário Nunes Pereira; Clara faleceu em 1899) (casou de novo com Januária Garcia da Rosa? em Garruchos/RS)
- Justiniano Rodrigues Nenê casado com Clegina Jornada;
- Ernesto Rodrigues Nenê nasceu em 23 de fevereiro de 1871, casado com Anna Joaquina de Brum.
    Manoel Rodrigues Nené faleceu em 1 de agosto de 1881 e Anna Joaquina da Conceição faleceu no ano de 1890.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

7 comentários:

  1. Olá,
    Excelente seu trabalho, graças a ele conheci a ferramenta "FamilySearch". Sou descendente dessa família e venho pesquisando a genealogia há alguns anos, com base em cemitérios, registros disponíveis online e testemunhos de familiares. Adicionei algumas das informações que tinha na árvore da "FamilySearch". Em relação a esta postagem, uma observação: Januária Garcia da Roza casou-se com Maximiano Vicente Nenê, filho de Carolina Nenê e Augusto Vicente de Jesus, portanto, pertence à geração seguinte. Maximiano e os demais filhos do casal Carolina e Augusto nasceram na região do Iguariaçá, hoje pertencente à Unistalda. Em 1911, migraram para o 4o Distrito de São Borja (rincão do Caçapava), dando origem à comunidade que receberia posteriormente o nome de Rincão do Cerro do Ouro, hoje pertencente ao município de Santo Antônio das Missões. O cemitério a que te referes na postagem, é o cemitério dessa comunidade, também referido como "Cemitério dos coqueiros" em alguns registros. A escola existente na comunidade leva o nome de Maximiano Vicente Nenê e sua esposa, Januária Garcia, empresta o nome ao Clube de Mães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fagner! Isso mesmo. Eu tenho uma boa pesquisa desse ramo também, ainda estou organizando tudo deles. O interessante que o sobrenome virou Vicente Nenê e não ficou o sobrenome paterno como o principal. Conheço o cemitério que comentou, já fui 2 vezes lá e vou retornar para desta vez documentar ele todo.

      Excluir
    2. Eu moro aqui no Cerro do Ouro. Quando vieres, me avisa. Meu whatsapp: 55 9 99651196

      Excluir
  2. Uma curiosidade: ao que tudo indica, o sobrenome "Nenê" é um apelido que foi incorporado ao nome de família. A família Nenê, por linha paterna, carrega o sobrenome Rodrigues, de origem lusitana, via Açores. O primeiro referenciado como "Nenê" é Manoel Rodrigues, o mais novo entre os filhos de João Rodrigues e Joaquina Clara de Jesus (o caçula comumente recebe a alcunha de "nenê"). Não encontrei o registro de seu batismo, mas creio que, nele, não consta ainda o patronímico que sua descendência recebeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente o que acho que aconteceu. Ele era o último filho do primeiro casamento e deve ser o apelido que ganhou na época. Eu tenho os inventários da família, falta 1 que tenho que ir pessoalmente fotografar. O sobrenome da familia original era Rodrigues Jacques

      Excluir
    2. Ao menos uma geração desses Rodrigues (sobrenome açoriano original) viveu no Alegrete. O ramo que ficou por lá passou o sobrenome Jacques para os descendentes. Aqui, uma parte da família Vicente adotou o sobrenome Nenê, via Carolina Nenê. Nós que descendemos do Maximiano, entretanto, seguimos com o Vicente, em parte. Outra parte passou o sobrenome da Januária Garcia.

      Excluir
  3. Oi tudo bem ? Por acaso você sabe me informar os pais de Clara Nunes Pereira e Hilário Nunes Pereira

    ResponderExcluir