Anton Thiele e Theresia Hohley/Magdalena Lieblich

O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Atualizado em 21/06/2024

    A saga da família Thiele começa no antigo território da Bohemia, local atualmente pertencente a República Tcheca, mais especificadamente na vila de Schönborn, Rumburg, Bohemia, atual cidade de Studánka, República Tcheca (veja o local clicando aqui) (OBS: para encontrar os antigos nomes de cidades do reino da Bohemia hoje pertencentes ao território Tcheco, recomendo este site). Anton Thiele nasceu em 2 de junho de 1839 na antiga cidade de Georgenthal, território da Bohemia (atualmente a cidade é conhecida como Jiřetín pod Jedlovou e faz parte do território Tcheco, veja o local clicando aqui). Anton Thiele é filho de Franz Thiele e Anna Apollonia Heinruh. Anton Thiele casou em primeiras núpcias com Theresia Hohley em 3 de julho de 1865 (religioso) na vila de Schönborn, Rumburg, Bohemia, atual cidade de Studánka, República Tcheca (veja o local clicando aqui)Theresia nasceu em 20 de dezembro de 1836 na vila de Schönborn, Rumburg, Bohemia e é filha de Josef Hohley e Maria Anna (sobrenome em pesquisa).
Casamento de Anton Thiele e Theresia Hohley
Fonte: Traumatrik von Schönborn
 "Czech Republic, Church Books, 1552-1981," 
 Catholic > Děčín > Studánka > Marriages 1833-1874; Státní oblastní archiv v Třeboňi (State Regional Archive of Trebon), Czech Republic.
    Anton e Theresia viviam na casa n° 108 da vila (é bem provável que a numeração atual não corresponda a da época, pois ocorreu a revolução Tcheca e a população de origem alemã foi expulsa dos povoados e algumas casas foram depredadas ou demolidas). Lá Anton e Theresia tiveram 4 filhos, todos nascidos na vila de Schönborn, Rumburg, Bohemia, atual cidade de Studánka, República Tcheca (veja o local clicando aqui).
    São eles:
- Maria Theresia Thiele nascida em 14 de junho de em 1859;
Registro de nascimento de Maria
Fonte: "Czech Republic, Church Books, 1552-1981," 
 Catholic > Děčín > Studánka > Baptisms (Křty) 1823-1865 (v. L156-2); Státní oblastní archiv v Třeboňi (State Regional Archive of Trebon), Czech Republic.
Registro de nascimento de Wilhelm
Fonte: "Czech Republic, Church Books, 1552-1981," 
 Catholic > Děčín > Studánka > Baptisms (Křty) 1823-1865 (v. L156-2); Státní oblastní archiv v Třeboňi (State Regional Archive of Trebon), Czech Republic.
- Anna Maria Thiele nascida em 20 de agosto de 1865;
Registro de nascimento de Anna Maria
Fonte: "Czech Republic, Church Books, 1552-1981," 
 Catholic > Děčín > Studánka > Baptisms (Křty) 1823-1865 (v. L156-2); Státní oblastní archiv v Třeboňi (State Regional Archive of Trebon), Czech Republic.
Registro de nascimento de Franz
Fonte: "Czech Republic, Church Books, 1552-1981,"
Catholic > Děčín > Studánka > Baptisms (Křty) 1865-1874 (v. L156-3) Státní oblastní archiv v Třeboňi (State Regional Archive of Trebon), Czech Republic.
    Theresia Hohley faleceu em 24 de janeiro de 1869 na vila de Schönborn, Rumburg, Bohemia.
    Com a morte precoce de sua primeira esposa, Anton Thiele casou em segundas núpcias com Magdalena Lieblich. Magdalena nasceu em 20 de junho de 1837 em Obergrund, antigo vilarejo de Georgenthal, Bohemia. Obergrund hoje é uma pequena cidade denominada como Horní Podluží e também faz parte do território Tcheco (veja o local clicando aqui).
Foto de Magdalena Lieblisch e Anton Thiele
Reconstrução digital da imagem feita pelo autor
Fonte: Foto do panfleto do VI Encontro da família Thiele, janeiro de 2018
    Eles tiveram apenas um filho:
- Anton Thiele (Antonio Thiele Filho), nasceu em 6 de janeiro de 1874 na Bohemia (registro da cidade ainda não localizado).
    Em 6 de agosto de 1877 Anton e sua família embarcaram no Porto de Hamburgo/DE no barco a vapor Argentina rumo ao Brasil. Eles chegaram em 24 de setembro de 1877 no Porto de Rio de Janeiro/BR.
Lista de saída do Porto de Hamburgo
Fonte: Auswandererlisten, 1850-1934, disponível no FamilySearch
    Segundo o que a família conta, a filha mais velha do casal (Maria) ficou doente durante a vigem. Ela foi atendida no porto do Rio de Janeiro e no dia da partida do barco para o Rio Grande do Sul ela desapareceu da enfermaria sem deixar pistas. Este fato pode ser verificado ao comparar as listas de saída do Porto de Hamburgo e a lista de chegada dos colonos a Nova Petrópolis, a Maria não costa na segunda lista, confirmando o fato do desaparecimento. Maria tinha 18 anos na época.
Registro de entrada dos colonos de Nova Petrópolis
A lista foi editada para que ficasse com o cabeçalho no recorte - edição do autor.
Disponível em : https://www.familysearch.org/
    Anton e sua família primeiramente viveram por 3 anos em Picada Café, em localização desconhecida. No ano de 1880 mudaram-se para a Linha Gonçalves Dias em Nova Petrópolis/RS para o lote que compararam em sua chegada. Segundo o site das Mapas das Colonias Italianas e Alemãs do Rio Grande do Sul, Anton comprou o Lote n° 7 da Linha Gonçalves Dias, com uma área de informada de 52,21 ha. Ainda segundo o site, o lote foi quitado em 1889, mesmo ano de seu falecimento (veja aqui a localização).
Localização do lote de terras comprada por Anton Thiele
É um local montanhoso e de difícil acesso, ainda hoje existe muita mata no local e por isso, provavelmente, a família viveu alguns anos em Picada Café antes de se estabelecer na Linha Gonçalves Dias, Nova Petrópolis/RS.
Fonte: Imagem do Google Maps
Todos os direitos de imagem reservados Google.
    Anton Thiele faleceu em 30 de Abril de 1899 na Linha Gonçalves Dias, Nova Petrópolis/RS (sem informações onde foi sepultado). Magdalena Libsch faleceu em 25 de agosto de 1922 na Linha Gonçalves Dias, Nova Petrópolis/RS aos 85 anos de idade e foi sepultada no cemitério particular da família na Linha Gonçalves Dias.
Cemitério particular da família na Linha Gonçalves Dias
Descanso final de Magdalena Lieblich
Cemitério da Linha Gonçalves Dias, Nova Petrópolis/RS
(Cemitério dos Thiele)
Todesanzeige de Theresia Magdalena Libsch
Fonte: Acervo Benno Lermen, Instituto Anchietano de Pesquisas
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário