Mompach - o local de peregrinação dos descendentes da família Mombach

Brasão de Armas de Mompach
Fonte: Comuna de Mompach
O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa!

Mathias Mompach nasceu em 11 de março de 1787 em Echternach, Grão-Ducado de Luxemburgo (Familienbuch von Echternach 1638-1800), filho de Johann (Joannis) Mompach (Johann nasceu em 22 de agosto de 1746 e faleceu em 13 de março de 1800 em Echternach) e de sua segunda esposa Apollonia Reuter (clique sobre o texto para ler mais). Sua família viveu em Echternach por sucessivas gerações, o que pode ser comprovado pelos documentos da família que se encontram em Echternach. Mathias Mompach foi o primeiro luxemburguês a imigrar ao Brasil no ano de 1828. No Brasil o sobrenome passou a ser escrito Mombach, trocando o "p" pelo "b".

Echternach é uma pequena comuna na divisa com a Alemanha (clique para ver o mapa).
Fonte da imagem: Google Maps
Todos os direitos reservados
    Apesar de ser conhecido a origem de Mathias Mombach e sua família, uma pequena cidade com um pouco mais de 1300 habitantes no interior de Luxemburgo vem chamando atenção entre os descendentes da família Mombach do Brasil, a pequena cidade de Mompach/Mompech. Mompach é pertence ao distrito de Grevenmacher e ao cantão de Echternach e tem o mesmo nome da antiga denominação do sobrenome do imigrante Mathias. 
Mompach (clique para ver no mapa)
Ao norte é possível ver Echternach onde a família Mombach vivia. A distância entre as cidades é de apenas 9,4km (10 minutos de carro)
Fonte da imagem: Google Maps
Todos os direitos reservados
    Apesar de ainda não ser possível relacionar a cidade de Mompach com a origem do sobrenome, o local vem sendo alvo de peregrinação dos descendentes de Mathias Mombach (Mompach), principalmente para tirar fotos junto da placa de entrada da cidade, buscando uma ligação do seu imigrante com o país.
Minha ida a cidade de Mompach para conhecer a cidade e tirar a tradicional foto.
Agosto de 2019
Clique aqui para ver a localização da placa.
    Para se deslocar até Mompach até é relativamente fácil, único problema são a pouca frequência das linhas de ônibus (é zona rural). Geralmente os descendentes estão hospedados na capital (Luxemburgo) e o local fica a 40 km da capital.
    Usamos o aplicativo mobiliteit.lu (disponível na PlayStore) para fazer a rota. O aplicativo pesquisa as linhas de trem e ônibus para fazer o trajeto. Em Luxemburgo o sistema de transporte é interligado, o que significa que com uma única passagem (passe diário) você pode viajar o país inteiro. Compramos nossa passagem na Gare Central da capital e fomos de trem até Wasserbilling. Lá pegamos o ônibus até Mompach. Foi relativamente fácil, mas ficamos um tempo sentados em Wasserbilling até chegar o ônibus.
Gare de Wasserbilling, a espera do ônibus para Mompach
(Clique aqui para ver mais)
Chegada a Mompach

Fotos de Mompach, Luxemburgo

A pequena igreja de Saint-Remi em Mompach
Clique aqui para ver a localização da igreja.

Mapa de indicação de localização de Mompach no mapa de Luxemburgo

Cruz datada de 1869
Oratório nas ruas de Mompach
Esse mesmo estilo de oratórios foram trazidos pelos imigrantes ao Brasil
Paisagens rurais de Mompach
Paisagens rurais de Mompach

Paisagens rurais de Mompach

Fotos de descendentes de Mathias Mombach que visitaram Mompach 
(envie sua foto também)

Camila Regina Hugendobler (primeira da esquerda), seu filho Matheus Hugendobler dos Santos (no colo) e a mãe de Camila, Cidonia Regina Schenkel.
Cidonia, Camila e Matheus, 3 gerações que descendem de Mathias Mombach, visitando Mompach.

Eduardo Goulardt Dapper visitando Mompach
Eduardo é pentaneto de Mathias Mombach
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário