Jacob Bartholomeu Thume e Maria Cristina Erhart

O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Ainda em pesquisa. Última atualização: 27/05/2023

    Jacob Bartholomeu Thume nasceu em 15 de novembro de 1882 em Germânia da Costa da Serra, Rio Pardo/RS (pela igreja pertencia a Santa Cruz do Sul/RS) (atualmente cidade de Candelária/RS) e é filho do imigrante Bohemio Gustav August Thumé e da imigrante prussiana Anna Maria Faerben (Gustav August Thumé era viúvo de Josefa Franziska Schreiner e Anna Maria Faerben era viúva de Peter Finkler e apenas tiveram Jacob como seu filho nessa união) (clique aqui para ler mais). Jacob casou-se com Maria Cristina Erhart em 16 de dezembro de 1912 em Santa Cruz do Sul/RS (civil). Maria Cristina Erhart nasceu em 18 de fevereiro de 1888 é filha de Franz Erhardt e Cristina Petry.
Assinaturas de Jacob e Maria no casamento
Fonte: Registro Civil de Santa Cruz do Sul/RS
    Jacob e Maria tiveram os seguintes filhos:
- Bernardo Pedro Thume nasceu em 28 de agosto de 1919 em Santa Cruz do Sul/RS (em pesquisa);
    Jacob Bartholomeu Thume faleceu em 1922 em Santa Cruz do Sul/RS.
    Maria então, juntamente com seus filhos, foi em busca de uma nova vida na recém criada Colônia Boa Vista, Santo Christo, município de Santo Ângelo/RS (atual município de Santo Cristo/RS). Eles adquiriram uma colonia de terras onde hoje é a comunidade da Linha Belinha Centro.
    Ao chegar ao local não havia nenhuma infraestrutura (era pura mata fechada) e a família ficou morando cerca de um mês com os seus vizinhos Balduíno Birk e Anna Seger (clique aqui para ler mais) até conseguir se estabelecer nas novas terras. 
    Os primeiros anos não foram fáceis. Já no início da vida na nova colônia Maria perdeu o seu filho primogênito Jacob Francisco Thume em consequência de doença renal (segundo seu necrológico) (clique aqui para ler mais). Mesmo com as dificuldades a família prosperou.
    Maria faleceu em 1 de setembro de 1967 na Linha Belinha Centro, Santo Cristo/RS e foi sepultada primeiro no cemitério da Linha Revolta e depois foi transferida para o cemitério da Linha Belinha Centro onde está sepultada junto de dois de seus filhos e um neto.
Foto de Maria Cristina Erhart que consta em sua sepultura
Sepultura de Maria Cristina Erhart, dois filhos e um neto
Cemitério católico da Linha Belinha Centro, Santo Cristo/RS
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Dados genealógicos (em confirmação)

Jacob Bartholomeu Thume
Avô paterno: Ignatz Thumé
Avó partena: Magdalena Rötting
Avô materno: Miguel Faerber
Avó materna: Margaretha Biermann

Maria Cristina Erhart 
Pai: Franz Erhart
Avô paterno: João Erhart
Avó partena: Margarida Rempel
Mãe: Cristina Petry
Avô materno: Peter Petry
Avó materna: Maria Cristina Adami
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] Blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Fontes consultadas: Registro civil de Santa Cruz do Sul/RS; Registro Civil de Santo Cristo/RS;

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem.
Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Pesquise sua ascendência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário