O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Ainda em pesquisa. Última atualização: 14/09/2025
No ano de 1920 chegaram em Tucunduva as primeiras fontes de colonização vindas de Bento Gonçalves, e aqui encontraram a família de João Tucunduva, cujo sobrenome deu origem ao nome do município.
Com a chegada dos colonizadores, as terras foram sendo povoadas e vilas começaram a se formar. Os primeiros habitantes eram originários de diferentes grupos étnicos como alemães, italianos e poloneses.
O trabalho árduo e muita dedicação dos antepassados transformaram as áreas antes ocupadas pela mata em lavouras que garantiam a subsistência do povoado formado em 1926. Com o aumento da população, técnicas artesanais começaram a ser utilizadas, possibilitando assim a comercialização de produtos agrícolas.
Em 1931, com a emancipação de Santa Rosa, Tucunduva passou à categoria de Vila e no dia 19 de abril de 1934 foi elevado à 7º Distrito do município de Santa Rosa.
A década de 50 foi marcada pela intensificação do comércio e pela introdução da cultura de soja no município, e no campo político tem início o movimento emancipacionista.
O dia 10 de setembro de 1959 tornou-se uma data histórica para os tucunduvenses. Neste dia Tucunduva conquistou sua emancipação político-administrativa através da lei publicada no Diário Oficial de 11 de setembro de 1959 assinada pelo então governador do Estado do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola.
A instalação do município aconteceu em 31 de dezembro de 1959 com a posse do primeiro prefeito municipal Florentino Rossato (Histórico da Prefeitura Municipal de Tucunduva/RS).
A cidade de Tucunduva é a terra do músico e é a capital da lavoura mecanizada. O título da Capital da Lavoura Mecanizada veio porque entre as décadas de 70 e 80, com a intensificação do plantio da cultura da soja, tem início o processo de mecanização das lavouras de Tucunduva.
![]() |
Igreja católica de Tucunduva/RS - Paróquia São Roque |
![]() |
Homenagem ao Padre Pedro Stoelben |
![]() |
Rua Santa Rosa e suas frondosas árvores |
![]() |
Homenagem a capital da lavoura mecanizada |
No cemitério entendemos um pouco sobre o processo de colonização de Tucunduva. Temos sepulturas de descendentes de alemães, italianos, portugueses, espanhóis e outras etnias. No cemitério também encontramos sobrenomes proeminentes como a da família Camera.
![]() |
Cemitério de Tucunduva/RS |
Próximo a entrada do cemitério encontramos a sepultura de João Tucunduva. A família de João Tucunduva que já residia nas terras do município no início da colonização e devido a sua importância, deu nome ao município.
![]() |
Sepultura de João Tucunduva |
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] Blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]
Valorize esse trabalho!
Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem.
Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.
Pesquise sua ascendência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário