O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Ainda em pesquisa. Última atualização: 10/09/2025
No interior da cidade de Santo Cristo/RS, na localidade de Erval Novo, divisa com o município de Alecrim/RS, uma pequena e charmosa capela chama atenção de quem passa pela região: é a a Igreja Evangélica da Confissão Luterana do Brasil (IECLB).
Construída toda em madeira, tem como fundação robustas peças de madeira de lei, janelas e porta no estilo antigo (com vidros coloridos na parte superior) e ainda pintada em um belo tom de verde. Construída pelos próprios moradores, ela lembra em muito as antigas capelas/escolas construídas por alemães no início do século XX.
IECLB Erval Novo é uma das três igrejas da localidade de Erval Novo, que ainda conta com uma igreja católica e uma IELB.
O cemitério traz luz das famílias pioneiras da pequena comunidade. As sepulturas mais antigas identificadas no cemitério são de crianças, sendo a mais antiga a da Certa Giese nascida em 26 de setembro de 1949 e falecida em 22 de dezembro de 1949. Também temos em 1951 a sepultura de dois fundadores da comunidade Rudolfo Büttner, falecido em 14 de setembro de 1951, e Amalia Kindler, falecida em 23 de novembro de 1951. A família Büttner ainda é uma das famílias que reside na região e participa da comunidade.
No cemitério encontramos também sepulturas das famílias Nitsche, Grams, Dieter, Kelm, Parlow, Batschke, Tampke, Eberhardt, Everhar, Riewe, Hein, Friske, Demschinski, Heineman, Gust, entre outros.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] Blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]
Valorize esse trabalho!
Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem.
Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.
Pesquise sua ascendência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário