A Cruz da Fundação de Cerro Largo/RS

O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Ainda em pesquisa. Última atualização: 01/10/2024

    A Cruz da Fundação é um símbolo cristão que marca o local da fundação e o local da primeira missa de Cerro Largo/RS, na época Colônia Serro Azul. A primeira missa foi celebrada em 10 de maio de 1902 pelo Padre Jesuíta Maximiliano Von Lassberg, aos olhos e preces da comissão inspecionadora e exploratória responsável por avaliar as novas terras. 
    Segundo o livro Max von Lassberg (vida-obra-tributos) de Jungblud (2018), a comissão inspecionadora e exploratória de terras do Bauernverein, foi formada conforme decisão da Assembleia Geral de 11 e 12 de fevereiro de 1902. A comissão embarcou no dia 4 de maio de 1902 em um navio em Porto Alegre e pelo rio Jacuí foram até Taquari. Seguiram de trem até Tupanciretã. A viagem seguiu de carroças cobertas de toldo até a gleba Guarani, [parte] onde hoje é Cerro Largo. Durante 3 dias vistoriaram as terras e no quarto dia reuniram-se para a redação do parecer, cujo relator foi Pe. Max von Lassberg. O reverendo ficou e os demais retornaram levando o parecer aos dirigentes do Bauernverein. Integraram a comissão exploradora: Pe. Max von Lassberg, representando a Ordem dos jesuítas e o clero católico; Jorge Frantz, de Santa Cruz do Sul; Antônio John (clique aqui para ler mais), de Nova Petrópolis; Matias Finkler, do Herval; José Chassot de Bom Princípio; João Konrad, de São José do Hortêncio; José Chardong, de Dois Irmãos; os italianos Pedro Caré e Pedro Selle, ambos de Nova Petrópolis. Por parte da empreiteira Meyer estiveram acompanhando a comitiva: Horst Hoffmann, diretor da proprietária das terras, Rio Grande Nordwestbahn Gesellschaf — Companhia de Estrada de Ferro Noroeste do Rio Grande; Carl Culmey, engenheiro agrimensor da proprietária das terras; Franz Rudolph Simch e seu pai (Franz Joseph Simch), sendo que este residia na gleba Guarani, na qualidade de Diretor da gleba.  Em 4 de outubro do mesmo ano, os primeiros colonizadores chegaram a Serro Azul. 
    A Cruz da Fundação foi erguida em 1927 em homenagem ao 25° aniversário da fundação, na época também foi realizado o encontro dos "veteranos de Serro Azul" (pioneiros de Serro Azul).
Foto da Cruz da Fundação.
Essa foto é datada da época da sua construção - 1927
Veja que não constam as placas em português que provavelmente foram colocadas na época do estado novo (Getúlio Vargas).
Foto de arquivo próprio.
Veteranos de Serro Azul. 6 de outubro de 1927.
Fila de baixo (esquerda para a direita) 1. Joseph Gallas (clique aqui para ler mais); 2. Anton Wenzel; 3.Karl Culman (Carl Culmey); 4. Padre Max Von Lassberg; 5. Joh. Hoffmann; 6. Karl Dahmer 
Fila de cima: 1. João ten Caten; 2. Paul Schmidt; 3.Anton Hochegger; 4. Mathias München.
Fonte: reprodução
    Na época da construção da Cruz da Fundação não haviam casas a circundando. Veja que é possível ver na foto original apenas lavouras, incluindo alguns pés de milho logo atrás da cruz. Hoje a cruz está no mesmo local, mas, em vez de lavouras, ela está em meio a cidade de Cerro Largo, rodeada de casas e prédios. Ela está situada no cruzamento da atual Rua Padre Maximiliano Von Lassberg com a Rua Daltro Filho.
Foto atual da Cruz da Fundação - 2024
Localização da Cruz da fundação em relação a Igreja matriz de Cerro Largo/RS.
Detalhe da inscrição original e abaixo a tradução.
Detalhe da inscrição original e abaixo a tradução.
    Em 6 de julho de 1988 foi adicionado uma pequena placa em homenagem ao Pe. Theodor Amstad devido ao 75° de fundação da Cooperativa de Credito Rural de Cerro Largo Ltda (atual Sicredi). Aproveitando o mesmo local, no ano de 2002, foi adicionado uma placa comemorativa dos 100 anos da primeira missa.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] Blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Fontes consultadas: Jungblut, Roque. Max von Lassberg (vida-obra-tributos). 2° edição. Porto Alegre/RS, Editora EST, 2018.

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem.
Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Pesquise sua ascendência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário