José Gallas e Maria Thereza Gauer

José Gallas
Fonte: Arquivo de César Henrique Winkelmann
Reconstituída digitalmente por Eduardo Daniel Schneider
O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Ainda em pesquisa. Última atualização: 20/07/2022

    José Gallas nasceu em 8 de janeiro de 1870 em Dois Irmãos/RS  e é filho dos imigrantes alemães Daniel Gallas (imigrante alemão de Eßweiler, Kusel, Rheinland-Pfalz, Alemanha - clique aqui) e Susanna Lehnen. José Gallas casou com Maria Thereza Gauer em 2 de junho de 1891 no oratório de São José na picada da fazenda Maratá (na época Montenegro/RS). Maria Thereza Gauer nasceu em 2 de julho de 1872 (provavelmente em Gauer-eck, atual município de São José do Sul/RS - ainda em pesquisa) e é filha dos também imigrantes alemães Johann Gauer e Maria Thereza Jotz.
Registro católico de casamento de José Gallas e Maria Thereza Gauer
Fonte: "Brasil, Rio Grande do Sul, Registros da Igreja Católica, 1738-1952,"
Montenegro > São João Batista > Matrimônios
 Paróquias Católicas, Rio Grande do Sul (Catholic Church parishes, Rio Grande do Sul).
    José Gallas e Maria Thereza Gauer tiveram os seguintes filhos:
- Izabel Clementina Gallas nasceu em 2 de março de 1892 em Gauer-Eck (atual município de São José do Sul/RS);
- Maria Gallas nasceu em 31 de maio de 1893 em Gauer-Eck (atual município de São José do Sul/RS);
- Catharina Gallas nasceu em 8 de fevereiro de 1895 em Gauer-Eck (atual município de São José do Sul/RS);
- Carlos Emilio Gallas nasceu em 13 de setembro de 1898 em Gauer-Eck (atual município de São José do Sul/RS);
- Luiza Gallas nasceu em 6 de fevereiro de 1903 na Colônia Serro Azul, atual município de Cerro Largo/RS;
- Inocêncio Gallas nasceu em 7 de julho de 1907 na Colônia Serro Azul, atual município de Cerro Largo/RS;
- Walter Gallas nasceu em 4 de agosto de 1909 na Colônia Serro Azul, atual município de Cerro Largo/RS;
- Anna Gallas nasceu em 25 de junho de 1914 na Colônia Serro Azul, atual município de Cerro Largo/RS.
    José Gallas e família viveram até início de 1903 em Gauer-Eck (atual município de São José do Sul/RS), quando então partiram para a Colônia Serro Azul, atual município de Cerro Largo/RS. Lá viveram por muitos anos, quando finalmente passaram a residir na Colônia Boa Vista, atual município de Santo Cristo/RS.
José Gallas e Maria Thereza Gauer
Acervo Benno Lermen
Instituto Anchietano de Pesquisas
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
    José Gallas faleceu em 20 de dezembro de 1944 e Maria Thereza Gauer faleceu em 30 de setembro de 1950 na cidade de Santo Cristo/RS e foram sepultados no cemitério da mesma cidade.

José Gallas na fundação da Colônia Serro Azul
   Apesar de não constar entre os dez primeiros colonos, que juntamente com o padre jesuíta Max von Lassberg (clique aqui para ler mais), que foram os primeiros a desbravar a terra de Serro Azul e construir os primeiros barracões (4 de outubro de 1902),  José Gallas (Joseph Gallas) foi um dos agentes mais atuantes na fundação da colônia Serro Azul, atual município de Cerro Largo/RS. 
    A família de José foi uma das primeiras famílias a se instalar na nova colônia, sendo que uma das filhas foi uma das primeiras crianças a nascer na nova colônia. Além disso, José Gallas foi por muitos anos secretário da colonização de Serro Azul e uma pessoa atuante na nova colonia..
Veteranos de Serro Azul. 6 de outubro de 1927.
Fila de baixo (esquerda para a direita) 1. José Gallas; 2. Antonio Wenzel; 3.Karl Culman; 4. Padre Max Von Lassberg; 5. João Hoffmann; Karl Dahmer 
Fonte: reprodução

José Gallas na fundação da Sicredi Serro Azul 
(Fonte: Neuberger et al. 2018)

    A ideia e os planos para fundar a então Caixa Rural foram trazidos pelo padre jesuíta Theodor Amstad, que inicialmente convocou os líderes da comunidade. Entre eles, Antonio Wenzel e Heinrich Huewel, que como o padre, vinham da Europa, lugar onde as cooperativas de crédito do tipo Raiffeisen estavam muito difundidas.
    Feitos os primeiros estudos, a caixa Rural foi criada, em 06 de julho de 1913, inicialmente apenas para crianças em idade escolar. O dinheiro era recolhido pelos professores nas aulas. O depositante recebia um cartão ou uma caderneta, onde eram controlados os valores.
    Depois de dois meses, dia 15 de Setembro de 1913, foi realizada mais uma reunião para a fundação definitiva da Caixa Rural, quando 44 pessoas assinaram a lista de sócios fundadores, dos quais 32 subscreveram 50 mil reis e 12 subscreveram 5 mil reis, em capital social. Nesta mesma reunião foi eleita a primeira diretoria, que ficou assim constituída:
Presidente: Antonio Theodoro Cardoso
Vice-Presidente: Antonio Wenzel
1° Secretário: Helmuth Smidt
1° Tesoureiro: Antonio Thomas
Conselho Fiscal: Julio Schwengber, José Gallas e Nicolau Ames. 

José Gallas na colonização dos municípios de Caibaté/RS e Mato Queimado/RS 
(Fonte: Histórico do município de Mato Queimado/RS*)

    O município de Mato Queimado e o município de Caibaté teve como primeiro proprietário das áreas correspondente ao seu perímetro, o Sr. Joaquim Gomes Pinheiro Machado. Em 1919, os herdeiros venderam suas partes por intermédio dos procuradores e colonizadores Henrique Leopoldo Seffrin, Antônio Teodoro Cardoso, José Gallas e Antônio Leonardo Kieling, que dividiram as terras em lotes de colônias de 20 a 30 hectares. Iniciando-se a colonização em 1921. Estes lotes foram adquiridos por colonos, na sua maioria de origem alemã, muitos vindos de Serro Azul (Atual Cerro Largo) e alguns diretamente das “Colônias Velhas”. Com a venda destas terras foram locadas duas áreas urbanas: Santa Lúcia (atual Caibaté) e Mato Queimado. 

José Gallas como incentivador da vida religiosa
(Colaborador: César Henrique Winkelmann)

    José Gallas foi um grande colaborador e incentivador da vida religiosa na colônia Cerro Azul (atual município de Cerro Largo/RS) bem como na cidade de Santo Cristo/RS (onde passou a residir anos mais tarde). 
    Em Serro Azul não abria mão de dar abrigo a qualquer religioso que viesse para conhecer a nova colônia, abrigando inclusive irmãs vindas dos mais diferentes cantos do Rio Grande do Sul e até do exterior. Em uma dessas visitas de irmãs vindas da Áustria seus filhos Adolfo, Luiza e Anna, foram inspirados a seguir a vida religiosa.
    Em Santo Cristo, José Gallas, foi o doador das terras que deu origem ao colégio das irmãs.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Colaboradores: César Henrique Winkelmann, Renata Elis Schneider, 

Fontes consultadas: 
- Neuberger, Adriano;  Haas, Fernando Reichert;  Reisdorfer, Vitor Kochhann; Bento, Marcia Helena dos Santos. PROPOSTA DE VIABILIDADE FINANCEIRA PARA A CENTRALIZAÇÃO DA ANÁLISE DE CRÉDITO DA SICREDI UNIÃO RS. Qualitas Revista Eletrônica ISSN 1677 4280 v.19, n.3, set/dez 2018, p.20-37. Disponível em: https://www.researchgate.net/
- *Prefeitura Municipal de Mato Queimado/RS. Histórico do município de Mato Queimado/RS. Disponível em: https://www.matoqueimado-rs.com.br/
- Registro civil dos municípios de Montenegro/RS, Cerro Largo/RS, Guarani das Missões/RS.

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com. Seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem. Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Valorize esse trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário