O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Ainda em pesquisa. Última atualização: 03/10/2024
Anton John nasceu em 13 de março de 1857 em Blottendorf, Böhmisch Leipa, Böhmen (atual cidade de Polevsko, Liberec, distrito de Česká Lípa, Tchéquia - clique aqui para ver a localização) e é filho de Cajetan John e Catharina Peter. Eles residiam na casa n° 53.
Em 22 de maio de 1883 Anton embarcou no navio Santos em Hamburgo/DE em direção ao Brasil, onde já residiam amigos e em especial seu padrinho de batismo Franz Oppitz. Na viagem ele estava na companhia de outros conterrâneos da família Ludwig e Oppitz (Karl Oppitz). Chegaram em 14 de junho de 1883 no Rio de Janeiro e rumaram ao Sul, para onde hoje é a cidade de Nova Petrópolis. Ele se instalou na Linha Gonçalves Dias.
Em 17 de janeiro de 1888 Anton John casou-se com Maria Teresia Dinnebier* na capela São Lourenço da Linha Imperial, Nova Petrópolis/RS (casamento realizado pelo Pe. Theodoro Amstad). *Também denominada apenas de Maria Dinnebier.
Maria Teresia Dinnebier nasceu em 16 de março de 1870** em Hillemühl, Tetschen, Böhmen (atualmente vila de Hillův Mlýn, município de Kytlice, no distrito de Děčín, Tchéquia - clique aqui para ver a localização) e é filha de Franz Dinnebier e Theresia Hübner. A família Dinnebier chegou ao Brasil em 7 de julho de 1876, chegando a capital em 13 de julho de 1876 e na Linha Brasil (lote 23) em 22 de julho de 1876. Para ler mais sobre Hillemühl, Tetschen, Böhmen existe um site dedicado ao local, basta clicar aqui (site em alemão).
Registro católico do batismo de Maria Teresia Dinnebier "Czech Republic, Church Books, 1552-1981, Catholic > Děčín > Falknov > Baptisms (Křty) Státní oblastní archiv v Třeboňi, Czech Republic. |
Anton John e Maria Dinnebier tiveram 10 filhos.
Os seguintes filhos nasceram na Linha Gonçalves Dias, Nova Petrópolis/RS:
- Antônio John Filho nasceu em 17 de dezembro de 1888;
- Emílio John nasceu em 11 de novembro de 1890;
- Rodolfo John nasceu em 20 de abril de 1892;
- Lina John nasceu em 11 de setembro de 1893;
- Henrique John nasceu em 4 de maio de 1896;
- Carlos John nasceu em 29 de novembro de 1897;
- Anna John nasceu em 1 de maio de 1901;
- Elsa John nasceu em 8 de março de 1903.
Em 1903 a família mudou-se para a Colônia Serro Azul (atual Cerro Largo/RS) onde Anton John e Maria Dinnebier tiveram os seguintes filhos:
- Rosa John nasceu em 15 de agosto de 1906;
- Eugênia John nasceu em 3 de maio de 1910.
Anton John e Maria Dinnebier Fonte: Ovidio Hillebrand/Redes Sociais |
Anton John foi uma pessoa muito atuante na comunidade. Ele participou da fundação da Caixa Rural em Linha Imperial, Nova Petrópolis (atual Sicredi) (clique aqui para ver a ata de fundação) no ano de 1902 (clique aqui para ver fotos da Linha Imperial). No mesmo ano de 1902 participou da fundação da Colônia Serro Azul, atual município de Cerro Largo/RS, participando da comissão inspecionadora e exploratória de terras (clique aqui para ler mais) como representante de Nova Petrópolis, sendo também um dos pioneiros da nova colônia (mudaram-se em no ano de 1903).
Casa de Anton John e Maria Dinnebier na nova Colônia Serro Azul, atual município de Cerro Largo/RS Fonte: Ovidio Hillebrand/Redes Sociais |
Correspondência de Anton John ao amigo e padrinho de batismo Franz Oppitz Fonte: Ovidio Hillebrand/Redes Sociais |
Anton John faleceu em 22 de abril de 1936 e Maria Dinnebier faleceu em 9 de agosto de 1962 em Cerro Largo/RS. Ambos estão sepultados no cemitério municipal de Cerro Largo/RS.
Descanso final de Anton John e Maria Dinnebier Cemitério municipal de Cerro Largo/RS |
Descanso final de Anton John e Maria Dinnebier Cemitério municipal de Cerro Largo/RS |
Detalhe da foto de Anton John Cemitério municipal de Cerro Largo/RS |
Obituário e agradecimentos - Anton John Fonte: Acervo Benno Lermen, Instituto Anchietano de Pesquisas Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS |
** Existe uma confusão de datas quanto ao nascimento de Maria nos sites de genealogia, mas baseando-se no registro de saída de Hamburgo, onde consta os filhos de Franz como: Anna com 16 anos, Anton com 9 anos, Maria com 6 anos, Emil com 4 anos, Auguste (idade ilegível), Maria não poderia ter nascido em 2 de julho de 1853 (como aparece em vários sites de genealogia). Além disso, em todos os registros brasileiros onde constam datas aproximadas consta nascimento como sendo 1870 (óbito 1962-92 anos de idade=1870) e a sua mãe sendo Teresia Hübner. A data apresentada nos sites trata-se de um registro de uma pessoa homônima, nascida no mesmo vilarejo, mas onde se observando o registo oficial temos o nascimento de uma Maria mas que é filha de Franz Dinnebier com uma esposa chamada Anna e com endereço incompatível com o da família desta página. A data correta é a apresentada nessa página e já foi anexada ao Familysearsch.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Dados genealógicos:
Anton John
Pai: Cajetan John
Avô paterno: Josef John
Avó partena: Francisca Zinke
Mãe: Catharina Peter
Avô materno: Jakob Peter
Avó materna: Anna Kroffn
Maria Teresia Dinnebier
Pai: Franz Dinnebier
Avô paterno: Gottfried Dinnebier
Avó partena: Maria Anna Gabriel
Mãe: Theresia Hübner
Avô materno: Augustin Hübner
Avó materna: Elisabeth Hartig
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] Blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]
Valorize esse trabalho!
Fontes consultadas: Registros Civis de Cerro Largo/RS, Guarani das Missões/RS, Nova Petrópolis/RS. Registros católicos de São Sebastião do Caí/RS e da Tchéquia (parte da antiga Bohemia).
Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem.
Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.
Pesquise sua ascendência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário