Lajeado Pessegueiro - Santa Rosa/RS

O uso de qualquer parte desta pesquisa é autorizada, desde que seja referenciada! Valorize a minha pesquisa! Ainda em pesquisa. Última atualização: 17/09/2025

    A localidade de Lajeado Pessegueiro é uma localidade do interior do município de Santa Rosa/RS. A localidade leva esse nome devido o Rio Pessegueiro que corre nos fundos da região e que é um dos rios mais importantes de Santa Rosa. O Rio Pessegueiro também cruza parte da cidade de Santa Rosa, onde se junta com o Lajeado Inácio e o Lajeado Pessegueirinho, para finalmente desaguar no Rio Santo Cristo.
    Atualmente na localidade temos apenas a comunidade católica, na qual o padroeiro da comunidade é a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A comunidade conta com uma linda igreja e um salão de festas ao lado. A pedra fundamental da igreja data de 28 de setembro de 1958.     
Igreja da comunidade católica de Lajeado Pessegueiro
A igreja mais de perto
Salão de festas
    Na comunidade também existia uma igreja Luterana, a qual compartilhava o cemitério com a comunidade católica, porém, com a diminuição dos fiéis, ela foi incorporada a comunidade luterana do Bairro Cruzeiro (que fica a alguns minutos do local). Segundo a Secretaria da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana da Paz, logo que a comunidade Luterana de Pessegueiro foi desativada, a igreja foi transportada para o Bairro Sulina, onde foi criado um Ponto de Pregação da Comunidade da Paz. A igreja foi utilizada até 2023, quando foi demolida para a construção de um prédio em alvenaria, visto que a estrutura da igreja anterior exigiria um investimento muito alto para restaurar e manter, sendo mais viável a construção de um novo prédio.
Antiga igreja da comunidade Luterana de Pessegueiro já na área do Bairro Sulina.
Fonte: https://legado.luteranos.com.br/conteudo/paroquias-comunidades-e-areas-missionarias-4
    O cemitério de Lajeado Pessegueiro traz luz sobre a história da colonização da própria comunidade. Podemos observar em sua maioria sobrenomes de origem alemã como Rohden, Rushel, Borgmann, Knack, Stgner, Welter, Schreiner, Baumgartner, Weber, Veizenmann, Spohr, Briesch, Dillÿ, Schütz, Rauber, entre outros, mas também encontramos sobrenomes italianos como Meneguini e de origem portuguesa como Francisquina e Costa. 
    A colonização desta região foi realizada de forma mista, apesar de ser predominantemente de origem alemã. Esse modelo de colonização, sem privilegiar credos ou ascendência, ocorreu em toda Santa Rosa/RS. 
Cemitério de Lajeado Pessegueiro
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta publicação pode ser utilizada pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte:
Schneider, Eduardo Daniel. [Nome da publicação] Blog Memórias do Povo Rio-grandense, disponível em: https://eduardodanielschneider.blogspot.com/ Acessado em: [data do acesso]

Valorize esse trabalho!

Caso você tenha qualquer colaboração, ela pode ser enviada para eduardodanielschneider@gmail.com, seu nome será posto como colaborador ao fim da postagem.
Fotos enviadas, caso usadas, serão referenciadas em seu nome.

Pesquise sua ascendência!

2 comentários:

  1. A porta da igreja e o altar foram feitos pelo meu avô Adão kuhn e os pilares do salão pelo meu tio Lauro kuhn

    ResponderExcluir
  2. Família Schuh também tem muitos familiares no cemitério de Lajeado Pessegueiro.

    ResponderExcluir